Miss Universo 2011 coroa angolana Leila Lopes

A 60ª edição do Miss Universo foi realizada nesta segunda-feira (12), no Credicard Hall, em São Paulo (SP), na primeira vez em que o Brasil recebeu o maior concurso de beleza do mundo. Entre todas essas belas, a representante de Angola foi coroada a mais bonita do universo. Leila Lopes, de 25 anos, recebeu a coroa de Miss Universo 2011 das mãos da mexicana Ximena Navarrete, campeã de 2010.

A concorrente angolana conquistou não só os juízes como também a torcida. A partir da decisão das dez finalistas, os presentes no teatro já demonstravam a preferência pela angolana e pela brasileira Priscila Machado, que terminou no terceiro lugar. A chinesa Luo Zillin também contava com uma grande torcida, com muitas bandeiras e animação, e ficou com a quinta posição.

Ao ser anunciada como vencedora¸ Leila Lopes se emocionou muito, foi cercada e parabenizada por todas as concorrentes, que dividiram com ela a alegria do título.

Bruno Zanardo

O concurso

A Band transmitiu o concurso do Miss Universo com exclusividade para todo o Brasil. A transmissão registrou média de 08 pontos e pico de 11, segundo a prévia do Ibope, garantindo a emissora a segunda colocação de audiência em vários momentos.

A noite começou com a apresentação das 89 concorrentes ao posto de mulher mais bela do mundo. Ao som de “Más que nada” de Jorge Ben Jor, uma a uma, elas falaram seus nomes, idades e países que representavam. Já nesse momento, a torcida mostrou uma agitação especial por algumas candidatas.

Após a introdução dos apresentadores Andy Cohen e Natalie Morales, as 16 semifinalistas foram anunciadas. Elas foram definidas pelo desempenho na competição preliminar – disputada na última quinta-feira (08) -, e uma delas (não especificada) foi definida pela votação do público pela internet.

Essa também foi a primeira vez que os fãs tiveram participação efetiva da decisão. Nesta fase, as escolhidas foram as representantes de: França, Kosovo, Colômbia, China, Angola, Austrália, Porto Rico, Brasil, Holanda, Estados Unidos, Ucrânia, Panamá, Costa Rica, Portugal, Filipinas e Venezuela.

Coube aos brasileiros Helio Castroneves – piloto da Fórmula Indy, tricampeão das 500 milhas de Indianápolis – e a modelo Isabeli Fontana o poder de decisão. Além deles, a Miss Universo 2003 Amelia Vega, a atriz americana Vivica Fox, a empresária Adrienne Maloof, a cantora e atriz filipina Lea Slonga, a apresentadora Connie Chung, Farouk Shami, fundador e presidente da Farouk Systems e o Secretário Geral da CONCACAF (Federação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe) Italo Zanzi a responsabilidade de escolher a campeã.

A cantora baiana Claudia Leitte apresentou sua nova música “Locomotion Batucada” e embalou o desfile com trajes de banho das 16 semifinalistas. As outras 83 garotas ainda participaram do show, dançando entre os convidados.

Os diversos eventos que as misses participaram nas últimas três semanas em que estiveram no Brasil também foram mostrados durante a transmissão.

Depois disso, uma nova eliminação definiu as 10 finalistas: Miss Austrália, Costa Rica, França, Ucrânia, Portugal, Panamá, Filipinas, Angola, China e Brasil. O anúncio da miss anfitriã por último deixou muitos convidados ansiosos sobre o avanço da representante brasileira. Elas foram apresentadas com um breve videoclipe de cada uma, que falava sobre seus hobbies e objetivos.

Outra cantora brasileira também foi responsável pela trilha sonora da noite. Bebel Gilberto cantou “Close Your Eyes” enquanto as dez mais belas do mundo desfilavam com seus trajes de gala ao ritmo da bossa nova. Logo após o show, foram anunciadas as cinco finalistas, em um momento que agitou a torcida presente no Credicard Hall. Ucrânia, Filipinas, China, Brasil e Angola foram escolhidas para passarem à última ,fase. Neste ponto, a angolana já havia cativado o público. Ela foi ovacionada e se emocionou com o carinho dos expectadores.

Uma sessão de perguntas e respostas e o desfile final foram as últimas chances para as concorrentes provarem aos jurados porque mereciam o título. Ximena Navarrete ocupou seu lugar no palco para a passagem da coroa, e levantou a torcida.

O resultado final foi revelado: a chinesa Luo Zillin ficou com o quinto lugar e a Miss Filipinas, Shamcey Supsup terminou em quarto. A brasileira Priscila Machado foi a terceira no concurso, enquanto o segundo lugar foi para a Miss Ucrânia, Olesia Stefanko. Pelo próximo ano, a angolana Leila Lopes irá ostentar o título de mulher mais bonita do universo.