Miguel Sanches Neto lança “Venho de um país obscuro” em Curitiba

O paranaense Miguel Sanches Neto publica poesia há cerca de 20 anos, porém só agora seus versos aparecem reunidos em uma edição nacional. Mas Venho de um país obscuro, que será lançado na segunda-feira, dia 04 de julho, às 19h, na Livraria Saraiva Mega Store do Crystal Plaza Shopping Center (Rua Comendador Araújo, 731 – Curitiba), mesmo recolhendo sua principal produção poética desse período, não pode ser visto como uma coletânea de poemas independentes. É, ao contrário, uma obra perfeitamente cerzida que trata da busca do autor pela literatura. Ao decorrer de suas páginas, o livro trabalha a idéia de que o sofrimento é o caminho obrigatório para se chegar até a arte – que, por sua vez, é um meio essencial de sobrevivência para o poeta.

O "país obscuro" do título é a infância – tema central da obra. Miguel Sanches Neto quer mostrar que, o ingressar no mundo adulto, somos expatriados dessa terra e ficamos eternamente sonhando com um retorno. Tal desejo, obviamente, nunca poderá ser concretizado. Pois, como o poeta carioca Antonio Carlos Secchin escreve no posfácio, "o passaporte está vencido, o rosto que ele estampa não é nosso, e a região que queremos (re)visitar sumiu do mapa há muito tempo". A única maneira de entrar novamente em contato com o tempo perdido é através da memória, da imaginação, da palavra. É essa a viagem que o autor realiza em Venho de um país obscuro. No entanto, a infância trazida à tona nesses versos não se encontra imersa em nenhum tipo de autopiedade ou de saudosismo. O passado é como uma ferida que jamais se fechará, que ao mesmo tempo exerce uma inevitável atração e produz uma enorme sensação de repulsa.

Venho de um país obscuro é um livro composto por verdades e vísceras, resultado de um trabalho tanto intelectual quanto emocional. "A palavra burocrática não me fascina, não sou o escritor funcionário-público, com livro pronto e com considerações de apreço ao senhor diretor", explica o autor. "A poesia é o mais alto grau de uma raiva criativa, uma raiva exercida não contra pessoas, mas contra a própria condição humana." Trabalhando dessa forma e com essa intensidade, Miguel Sanches Neto tem marcado o seu lugar na literatura brasileira.

Sobre o autor

Miguel Sanches Neto nasceu em Bela Vista do Paraíso (PR), em 1965. Aos quatro anos, perde o pai e passa a viver em outra cidade do mesmo estado – Peabiru. Vindo de uma família de agricultores, acabou fazendo colégio agrícola e se dedicando à agricultura. Depois de abandonar esta atividade, fez o curso de Letras e seguiu o magistério superior. Doutor em Teoria Literária pela Unicamp (1998), é professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, colunista da Gazeta do Povo e colaborador da revista Carta Capital. Autor, entre outros, de Inscrições a giz (FCC, 1991 – Prêmio Nacional Luis Delfino), Chove sobre minha infância (2000), Hóspede secreto (2003 – Prêmio Nacional Cruz e Souza) e Herdando uma biblioteca (2004).

Livro: Venho de um país obscuro
Autor: Miguel Sanches Neto
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 108
Preço: R$ 21,00
Lançamento: 04 de julho de 2005, às 19h, na Livraria Saraiva Mega Store do Crystal Plaza Shopping Center (Rua Comendador Araújo, 731 – Curitiba

Voltar ao topo