Meirelles reúne diretores, atores e público

Os encontros são rotineiros na Europa e nos Estados Unidos, onde os fãs discutem diretamente a obra com atores e diretores. “Aqui, ainda não criamos o hábito, mas a perspectiva é grande”, comenta o cineasta Fernando Meirelles que, a partir de terça-feira (10), comanda o Encontros HSBC Belas Artes, em São Paulo.

Trata-se de uma iniciativa promissora, que vai reunir, uma vez por mês, realizadores e elenco para discutir um longa nacional que esteja preparado para estrear. E o primeiro será Verônica, a ser exibido às 19 horas, seguido de um debate com o diretor Maurício Farias e a atriz Andréa Beltrão.

A ideia ganhou força depois que Meirelles participou de alguns encontros com o público para discutir seu mais recente filme, Ensaio Sobre a Cegueira, inspirado na obra de José Saramago. A primeira boa surpresa foi a disposição do público em continuar na sala de exibição para acompanhar a discussão. “E, melhor ainda, foi perceber que a maioria estava animada para participar do debate e não apenas assistir.”

Desses encontros, o diretor relembra considerações muito interessantes do público a respeito de sua obra, detalhes que, confessa, nem passaram pela sua cabeça quando da realização. “Sempre alguém vê algo que, para mim, passou despercebido”, comenta.

“Certa vez, em um encontro promovido por um grupo de psicanalistas, fiquei fascinado quando alguém me disse que o Ensaio parecia um sonho: as imagens oníricas, os saltos no tempo, a forma com que foi construída a narrativa. Foi uma interpretação que me deixou muito satisfeito.”

Voltar ao topo