Maratona da moda começa em São Paulo

Começa hoje, em São Paulo, a 17.ª edição do São Paulo Fashion Week, que vai até terça no prédio da Fundação Bienal, no Ibirapuera, zona sul de São Paulo onde quatro salas abrigam 43 dos 47 desfiles previstos. Com a verba reduzida, os desfiles não contarão com muitas top models, como Gisele Bündchen. A única a garantir presença é Naomi Campbell.

Este ano o SPFW ganha o reforço dos estilistas cariocas Carlos Tufvesson e Isabela Capeto, a espanhola Custo Barcelona, a paulista Raia de Goeye e a masculina VR. Ricardo Almeida, estilista de cantores e políticos, abre o evento com sua coleção de moda masculina inspirada na Côte d’Azur, com a participação especial do ator Marcelo Anthony. Depois vem a coleção feminina de Alexandre Herchcovitch.

O interesse sobre a tendência da moda para o próximo verão não é o único foco de atenção da 17.ª edição do São Paulo Fashion Week. Ao mesmo tempo em que os modelos desfilam na passarela, tem início o 2.º Salão de Moda e Design, criado para incrementar o milionário mundo de negócios do setor têxtil e confecção. O evento ocorre no terceiro andar do prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera.

No ano passado, os negócios geraram um total de R$ 750 milhões, promovidos principalmente por compradores internacionais. Neste ano, com a vinda de 21 profissionais de todo o mundo, a expectativa é que a cifra alcance R$ 1 bilhão em vendas. O valor é calculado a partir da expectativa de compra de cerca de 18 milhões de peças durante o salão.

O valor bilionário também poderá ser facilmente atingido graças ao aumento no número de marcas expostas, de 42 para 48 – neste ano, as novas grifes são Isabela Capeto, Ellus 2nd Floor, VR Menswear, Carlos Tufvesson, Custo Barcelona e Raia de Goeye.

Números

O São Paulo Fashion Week tomou a forma de um grande evento, movimentando números crescentes de investimentos e pessoal envolvido. Veja os mais expressivos:

R$ 5,5 milhões de custo total 2.500 profissionais, entre limpeza, segurança, equipe técnica, bombeiros; 1.400 jornalistas brasileiros credenciados e 70 estrangeiros. 350 modelos (cerca de 250 mulheres); 350 camareiras, 200 maquiadores e cabeleireiros e 230 monitores.

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