Mangueira faz festa para o centenário do frevo

frevo220707.jpgO Carnaval Multicultural do Recife fará uma grande festa na sede da Mangueira (Rua Visconde de Niterói, 1072 – Rio), no dia 28, a partir das 20h, com seus blocos, passistas e orquestras. O local foi escolhido porque a escola levará ao Sambódromo, em 2008, o samba-enredo ?100 anos do frevo, é de perder o sapato. Recife mandou me chamar…?, idealizado pelo carnavalesco Max Lopes. Um dia antes, a folia recifense estará no Teatro Popular de Niterói.

Na quadra da Mangueira haverá clarinada da Orquestra Popular do Recife, show de capoeiristas, porta-estandartes dos clubes Vassourinhas, Lenhadores, Pás e Batutas de São José, além da apresentação de passistas e do cantor Claudionor Germano, junto com o Coral Edgard Moraes e Orquestra. A bateria da escola será a atração carioca do evento. O prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva, e os secretários Lygia Falcão (Gestão Estratégica e Comunicação), João Roberto Peixe (Cultura) e Samuel Araújo (Turismo) estarão presentes à festa. ?O frevo e o samba são as duas maiores expressões musicais do Carnaval brasileiro e vê-las juntas será uma experiência inesquecível?, afirma João Paulo. ?O Carnaval do Recife no Sambódromo também será uma forma de fortalecer os antigos laços entre o frevo e o samba, pois a confluência entre os dois carnavais tem momentos históricos?.

A propósito, o prefeito do Recife lembra que, em 1931, os pernambucanos Raul e João Valença compuseram um dos maiores sucessos carnavalescos de todos os tempos, o frevo-canção com o estribilho ?o teu cabelo não nega mulata…?. Mais tarde, o compositor Lamartine Babo transformou-o em marchinha carnavalesca que venceu o concurso do Carnaval do Rio de 1932. Além disso, Evocação n.º 1, de Nelson Ferreira, foi a música mais tocada na folia carioca de 1957. ?Vamos então torcer pela vitória da Mangueira e pelo sucesso do frevo?, observa João Paulo.

Niterói

O Carnaval do Recife em Niterói foi uma iniciativa da própria Prefeitura da cidade. ?O convite da administração de Niterói para que divulgássemos o nosso Carnaval nesta cidade, em parceria, vem para se somar aos nossos esforços de difundir a cultura pernambucana?, diz a secretária Lygia Falcão, que é coordenadora do Projeto 100 anos do Frevo. ?O evento marca também o início de um importante intercâmbio entre as duas cidades?, acrescenta.

O maestro Ademir Araújo, também conhecido como maestro Formiga, um dos homenageados do Carnaval 2008, comanda o palco regendo a Orquestra Popular do Recife, entoando frevos de bloco, de rua e canção e botando o teatro para ?frever?. Como convidados especiais, um dos maiores intérpretes de frevo de todos os tempos, o cantor Claudionor Germano, o Bloco Batutas de São José e o centenário Clube das Pás Douradas. Os estandartes e destaques prometem dar um colorido especial ao evento, levando para Niterói um pedacinho da folia recifense.

A idéia de apresentar o Carnaval Multicultural do Recife fora de Pernambuco surgiu em 2003 e começou em São Paulo, no Sesc Pompéia. Com o sucesso da iniciativa, o Rio de Janeiro foi incluído no roteiro em 2005. Em 2007, as duas festas foram realizadas em grandes casas de show, o Citibank Hall, em São Paulo, e o Circo Voador, no Rio. Além da divulgação na mídia e junto ao trade turístico, o objetivo do evento é também potencializar o patrocínio de empresas privadas para o Carnaval. Este ano, a idéia foi ampliada para a cidade de Niterói e Brasília, que abrigará a festa no dia 25 de agosto. Em São Paulo, o evento está marcado para o dia 23 de agosto.

O Carnaval do Recife é democrático, popular, multicultural e também uma das festas mais esperadas do ano por pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo. Que aguardam, ansiosamente, 365 dias para dançar, cantar e se divertir.

ao som do frevo, maracatu, caboclinho, ciranda, coco, samba, rock, reggae, manguebeat e o que mais você puder imaginar. Uma diversidade cultural sem igual, que não enxerga cor, raça, tempo, nem riqueza.

São mais de 3 mil apresentações de chão, num dos eventos musicais mais grandiosos do planeta, que reúne 430 agremiações carnavalescas e shows com mais de 180 artistas regionais, nacionais e internacionais. Shows, desfiles de blocos, fantasias. Um espetáculo diferente em cada esquina. Todos os anos, o autêntico Carnaval de rua do Recife arrebata milhares de foliões. São 8 grandes pólos no centro do Recife e 8 pólos descentralizados nos bairros pra que ninguém fique de fora. Em 2008, a festa homenageia três grandes personalidades da cultura pernambucana: o maestro Ademir Araújo, o radialista Hugo Martins e o artista plástico Abelardo da Hora.

Voltar ao topo