Luiz Ruffato no Paiol Literário nesta quarta

O Paiol Literário é realizado por Prefeitura e jornal Rascunho, em parceria com o Sesi Paraná e com a Fundação Cultural de Curitiba, com o incentivo do Fundo Municipal de Cultura. Desde 2006, o projeto já trouxe a Curitiba, para uma conversa com o público, 25 grandes personalidades da literatura nacional. Ao final do ano, todos os livros reunidos na entrada do Teatro Paiol serão doados a instituições de apoio à leitura.

Luiz Ruffato nasceu em 1961, em Cataguases (MG). É escritor e jornalista. Já publicou Cotidiano do Medo, Histórias de Remorsos e Rancores, Os Sobreviventes, Eles Eram muitos Cavalos e vários volumes da série Inferno Provisório, entre eles seu mais recente romance, O Livro das Impossibilidades. Como antologista, organizou os livros 25 Mulheres Que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira e + 30 Mulheres Que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira.

Os leitores do Rascunho que moram em outras cidades ou não puderem comparecer aos debates não ficarão de fora. As conversas entre os escritores e o público são sempre reproduzidas nas edições do jornal literário seguintes à do mês em que forem realizadas, e na página do Rascunho na internet (www.rascunho.com.br). Além disso, a TV Paulo Freire – destinada às escolas estaduais do Paraná – grava os encontros e os transmite em sala de aula para os professores da rede pública nos mais diversos municípios do estado.

O Paiol Literário conta com o apoio institucional do jornal Gazeta do Povo. Também apóiam o projeto o Hotel Deville Rayon, a Livrarias Curitiba, a Tchukon Terapias e a CCZ Comunicação.

O mediador

José Castello, 56 anos, carioca radicado em Curitiba, é jornalista e escritor. Trabalha como crítico literário para os jornais O Globo e Rascunho e para a revista Época, entre outros veículos. É mestre em Comunicação pela UFRJ. Foi editor do caderno “Idéias” do Jornal do Brasil e cronista e repórter literário do “Caderno 2” de O Estado de S. Paulo. É autor, entre outros, de O Homem sem Alma/Diário de Tudo, Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão, Inventário das Sombras, Fantasma e A Literatura na Poltrona. A editora Global publicou, em 1994, uma seleção de suas crônicas: As Melhores Crônicas de José Castello, organizada e prefaciada por Leyla Perrone Moisés.

Serviço:

Paiol Literário, com Luiz Ruffato; mediação de José Castello. Debate literário.
Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n.º, Prado Velho), (41) 3213-1340.
Dia 10 de dezembro, quinta-feira, às 20 horas. O ingresso é um livro adulto ou infanto-juvenil em bom estado.

Voltar ao topo