Literatura

Luís Henrique Pellanda entre os finalistas do Portugal Telecom

O Prêmio Portugal Telecom de Literatura anunciou nesta quinta-feira, 25, os 12 finalistas – oito brasileiros e quatro portugueses – que concorrem nas categorias romance, poesia e contos e crônicas. O primeiro colocado ganha R$ 50 mil e disputa, ainda, o grande prêmio – também no valor de R$ 50 mil.

Na categoria romance, foram selecionados Matteo Perdeu o Emprego, de Gonçalo M. Tavares (Foz Editora); A Cidade, o Inquisidor e os Ordinários (Companhia das Letras), de Carlos de Brito e Mello; Opsanie Swiata (Cosac Naify), de Veronica Stigger; e O Drible, (Companhia das Letras), de Sérgio Rodrigues.

Em contos e crônicas, estão Asa de Sereia (Arquipélago), de Luís Henrique Pellanda; Entre Moscas (Confraria da Verbo), de Everardo Norões; Nu de Botas (Companhia das Letras), de Antonio Prata; e Viva o México (Tinta da China), de Alexandra Lucas Coelho.

Já em poesia concorrem Brasa Enganosa (Patuá), de Guilherme Gontijo Flores; Observação de Verão Seguido de Fogo (Móbile), de Gastão Cruz; Ximerix (Cosac Naify), de Zuca Sardan; e Vozes (Iluminuras), de Ana Luísa Amaral.

O júri desta fase foi formado pelos curadores Selma Caetano, Cintia Moscovitch, Lourival Holanda e Sérgio Medeiros e pelos jurados João Cezar de Castro Rocha, José Castello, Leyla Perrone-Moisés, Luiz Costa Lima, Manuel da Costa Pinto e Regina Zilberman.

A organização ainda não definiu se o anúncio dos vencedores será feito no final de novembro ou início de dezembro.

Outros prêmios

Alguns dos escritores selecionados concorrem, também, em outros prêmios. Veronica Stiegger, Sérgio Rodrigues, Everardo Norões, Antonio Prata e Zuca Sardan são finalistas também do Jabuti. Carlos de Brito e Mello e Sérgio Rodrigues estão na lista do Prêmio São Paulo.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook