Língua afiada

Lobão diz que ruralistas lavam dinheiro em duplas sertanejas e que Brasil não merece rock

Reprodução

Durante recente visita a Curitiba, o cantor Lobão deu entrevista à Tribuna do Paraná e uma declaração foi bastante polêmica. Questionado sobre a vocação que a cidade já teve para o rock, em contraste com o momento atual, em que o sertanejo universitário domina as rádios em todo o país, o músico não poupou críticas ao estilo musical. E no melhor jeito “Lobão” de ser, disparou até contra políticos.

“Todo mundo sabe que a bancada ruralista lava dinheiro injetando em duplas sertanejas. Temos que parar com isso. É um crescimento postiço e criminoso”, denunciou o artista, sem papas na língua.

A reportagem entrou em contato com três deputados que integram a bancada ruralista na Câmara Federal, mas não obteve retorno dos políticos sobre as declarações do músico.

+ Leia mais: Lobão traz show “politicamente incorreto” para Curitiba

Lobão é mais famoso ultimamente por suas opiniões políticas do que pela sua rica carreira artística, que nos anos 80 o elevou ao posto de um dos mais respeitados músicos do Brasil. Sua ojeriza por música e até o estilo de novas duplas sertanejas e cantores populares ficou claro durante a entrevista.

“Pior que o crescimento criminoso, é que o ouvido da gente não é penico. Adoro sertanejo, mas o raiz. Isso (sertanejo universitário) é sub-pop cafona. Eles têm pinta de serem roqueiros, mas com cabelinho ‘alça de boquete’ e tatuagem”, disse, antes de mandar alguns palavrões e afirmar que os cantores da atualidade têm um “vibrato (técnica vocal) horroroso”.

Segundo Lobão o Brasil não merece um rock de verdade. “O termômetro civilizacional do país é sua cena de rock. País subdesenvolvido não lida com rock. Se tivesse uma cena de rock no Brasil, seria aviltante, abjeto, abdominavel. O Brasil não merece isso. O Brasil não foi feito para isso. O Brasil tem uma alma rebolativa, minhoquica. O menor ponto entre A e B é uma cruva de um rebolado perdido”, disparou.

Lobão revisita anos 80

Também na entrevista Lobão contou um pouco mais sobre seu novo projeto. Ele é o autor do Guia Politicamente Incorreto dos anos 1980. As pesquisas originaram o show com regravações de sucessos do pop/rock nacional daquela época. Leia matéria completa.

Professor põe alunos de castigo na chuva e gera revolta em estudantes de Curitiba