Livro descreve trajetória de paranaense de destaque

Zimmermann – o objeto e sua aura é o título do livro que será lançado no dia 8 de novembro, quinta-feira, no Palacete dos Leões (Espaço Cultural BRDE). Considerado um dos mais expressivos artistas brasileiros, o paranaense nascido em Antonina, Carlos Eduardo Zimmermann, é tema de um livro biográfico, em edição bilíngüe (português e inglês), com cronologia do artista nas mais de três décadas de produção artística. Os textos de apresentação foram escritos por três especialistas nas artes visuais: Olívio Tavares de Araújo (de São Paulo), Roberto Pontual (do Rio de Janeiro) e Adalice Araújo (de Curitiba).

O livro descreve a trajetória da produção do artista nos 35 anos de carreira, com mais de 120 reproduções em cores. Resultado do registro de obras de colecionadores e museus espalhados pelo Brasil e outros países.

Com visão retrospectiva, o trabalho mostra obras executadas pelo autor nos anos de estudo e trabalho no Brasil, Inglaterra, México e Grécia, reunindo informações sobre diferentes técnicas e outros meios de expressão artística adquiridas no convívio com artistas como Carlos Scliar, Antonio Maia, Farnese de Andrade e Enio Lippmann, entre outros, que na verdade formam os capítulos do livro e estruturam a seqüência narrativa.

O texto principal, escrito por Olívio Tavares de Araújo, crítico de arte, escritor e cineasta paulista, dá a real dimensão da importância do artista. Trata-se de uma radiografia minuciosa, onde num dos trechos Olívio diz: ?Sempre me impressionou a maneira pela qual Zimmermann, desde muito jovem, foi destilando e cristalizando seu trabalho em silêncio. Na década de 70, depois de ter inventado seus semantemas – envelopes, cortinas e sobretudo embrulhos, nos quais se fixou, ele os desenvolveu e explorou até o limite, empenhando-se num exercício de rigor?.

Zimmermann, que teve suas primeiras incursões no mundo das artes sob orientação do mestre Guido Viaro, em Curitiba, na década de 60, especializou-se em desenho e pintura no Royal College of Art, de Londres, e mais tarde foi recomendado para o programa de especialização em Artes, da Fulbright Commission, na School of Visual Arts, em Nova York. Premiado diversas vezes em salões do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, suas obras são encontradas, inclusive, no exterior.

Depois de Curitiba, Zimmermann, o objeto e sua aura será lançado na Galeria Márcia Borrozo do Amaral, no Rio de Janeiro, e na Galeria Gestual, em Porto Alegre.

Viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, alguns exemplares do livro serão doados para bibliotecas implantadas pelo Ministério da Cultura e escolas da rede pública do Paraná, além de escolas de arte, faculdades, museus e fundações culturais do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Depois do lançamento, o livro estará à venda nos seguintes locais: Livraria do Chain (Rua General Carneiro, 441), Livraria do Solar do Rosário (Setor Histórico) e Noris Espaço de Arte (Al. Princesa Izabel, 899).

Serviço

Lançamento do Livro: Zimmermann – o objeto e sua aura Dia 8 de novembro, quinta-feira, às 19h. Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões. Avenida João Gualberto, 530/570. Informações: 3219-8186.

Voltar ao topo