Livro convida a viajar pelo Brasil

Em cada canto do País, um pedaço da alma brasileira. Por toda parte, os bens tombados no Brasil, em especial pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, são testemunhas do vasto e rico legado cultural e ambiental das cinco regiões do País e daquilo que Mário de Andrade chamou de patrimônio imaterial: os conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades, as celebrações, as tradições, a música.

Com textos e uma rica coleção de fotografias, “Memórias do Brasil” convida o leitor a uma viagem por este rico universo. O livro, também disponível em inglês, está dividido em quatro grandes blocos.

Silvstre Silva
Convento de S. Francisco e Igreja de N. S. das Neves, Olinda – PE.

O primeiro, sobre o patrimônio natural e arqueológico, inclui parques, sítios arqueológicos e jardins históricos. O segundo trata das edificações militares – fortes e fortalezas espalhados por vários estados, que testemunham diferentes fases de defesa e ocupação do território. O terceiro traz as edificações civis e religiosas e está, por sua vez, dividido pelas cinco regiões e os vários estados do País. O capítulo inclui núcleos urbanos constituídos em momentos decisivos de nossa história (desde Iguape, uma das primeiras vilas brasileiras, até Brasília, a mais importante cidade construída no século XX) e também igrejas e prédios com valor histórico ou arquitetônico.

O quarto, finalmente, faz jus ao projeto inicial de Mário de Andrade, quando escreveu o primeiro texto sobre a importância da preservação dos bens brasileiros. São saberes, lugares, celebrações e formas de expressão. Entre estes patrimônios estão, por exemplo, o ofício das baianas do acarajé e das rendeiras de Divina Pastora; e expressões como o samba de roda, o frevo e a capoeira.

Cafi
Ritual do Jongo, em São Paulo.

A autora

Glória Kok formou-se em Filosofia na Universidade de São Paulo, é mestre e doutora em História Social pela USP e pós-doutorada no Departamento de Antropologia da Unicamp.

Serviço:
Memórias do Brasil – Uma viagem pelo patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental.
Texto: Glória Kok.
Projeto gráfico: Antonio Kehl.
Apoio: Lei Rouanet.
Preço: R$ 120,00.

Voltar ao topo