Jornalista Laurentino Gomes prepara novo livro

Um livro sobre a independência do Brasil, a ser lançado no segundo semestre de 2010. A isto está se dedicando o escritor paranaense, natural de Maringá, Laurentino Gomes, que é autor do sucesso de vendas 1808.

A obra – que conta a história de como uma rainha louca (Dona Maria I), um príncipe medroso (Dom João VI) e uma corte corrupta enganaram o imperador francês Napoleão Bonaparte e mudaram o destino do Brasil e de Portugal – está há quatorze meses na lista de mais vendido das principais livrarias do País.

Ontem, na capital, o escritor, que também é jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e começou a carreira em O Estado (em 1978), participou de um bate-papo com o público na Livrarias Curitiba do Shopping Estação, durante o programa Conversa entre Amigos. Atualmente, ele vive em São Paulo.

“A idéia de escrever 1808 surgiu em 1997, quando eu era editor da Veja e a revista decidiu lançar uma série de especiais sobre a história do Brasil, me deixando encarregado de coordenar uma equipe que iria escrever sobre a vinda da corte portuguesa.

Comecei a ler e pesquisar sobre o assunto e tive a idéia de fazer o livro”, conta. “Agora, estou pesquisando, há cerca de um ano, sobre a independência do Brasil, que será tema de meu próximo trabalho.”

Este ano, em função do sucesso de 1808, lançado em setembro de 2007, Laurentino deixou o jornalismo diário para se dedicar exclusivamente à carreira de editor. Entretanto, diz que não abandonou totalmente o jornalismo e está utilizando o que aprendeu com ele na carreira literária.

“Com o jornalismo, aprendi a utilizar uma linguagem simples e acessível ao leitor. Acho que isso falta ao mercado editorial brasileiro, em todas as áreas da literatura. Nunca pensei que 1808, um livro sobre história do Brasil, iria fazer tanto sucesso. Entretanto, a maneira simples como ele foi escrito atraiu os leitores. Isto porque a maioria dos livros de História, acadêmicos e didáticos utiliza uma linguagem complicada, repleta de jargões e termos técnicos”, afirma.

1808 é vencedor do prêmio Academia Brasileira de Letras, na categoria Ensaio, Crítica e História Literária, e do prêmio Jabuti de Literatura, na categoria melhor livro de reportagem.

Esta semana, a obra está sendo disponibilizada em DVD, que é narrada pelo próprio autor. No último mês de fevereiro, ela foi lançada em Portugal e, em maio, numa versão ilustrada, voltada ao público juvenil.

Além disso, o livro é disponibilizado em CD e MP3 desde junho, o que permite acesso a pessoas com deficiência visual, e tem resumo disponível no site www.laurentinogomes.com.br, onde também é possível encontrar um mapa interativo da viagem da corte portuguesa ao Brasil em 1808, um slide-show com as iconografias publicadas no livro e uma seção de bibliografia com obras comentadas e selecionadas. O site é bastante útil principalmente a professores e estudantes.

Voltar ao topo