Jeron traz exposição Kroma Synergia

Depois de passar por galerias de peso de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, o artista plástico Jeron (Milton Jeronimides) traz a Curitiba sua exposição Kroma Synergia. Ele estará na galeria Noris Espaço de Arte, de 31 de março a 16 de abril. Jeron mora na capital paulista e possui um amplo currículo de exposições coletivas e individuais. Atuando no terceiro setor há quatro anos, num trabalho com crianças com deficiência auditiva, ele defende a contribuição da arte e dos artistas à solução dos problemas sociais brasileiros.

Milton Jeronimides, o Jeron, nasceu em Nicósia, na ilha de Chipre, em 1958. Mudou-se para o Brasil aos dois anos de idade, mas seu idioma materno é o grego: a cultura grega foi a primeira forte influência em sua vida. Do grego escolheu duas palavras que se somam para descrever os trabalhos selecionados para esta mostra: Kroma (cor) e Synergía (sinergia).

Na física, sinergia é o fenômeno que acontece quando a interação de duas causas provoca um efeito maior que a soma do efeito das duas em separado. A palavra, do grego ?synergía?, significa cooperação. É quando o conjunto dos trabalhos de um artista, formado por obras diferentes e complementares, consegue um resultado que supera a soma aritmética dos trabalhos individuais. ?É quando dois mais dois dá quatro milhões?, diz ele.

A exposição terá 17 telas em tamanho grande, que vai de 1m x 1m a 1,30m x 2m. ?Nesses dez anos em que trabalho com arte, entendi que é preciso muita transpiração, muito refazer, para finalizar uma obra. É preciso mais da borracha que do lápis?, explica ele.

Formado em engenharia eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Jeron fez mestrado no Computer Science em Manhattan College em NY. A matemática e a física foram sua grande paixão na juventude. Esta paixão está refletida nos trabalhos de Kroma Synergía: com o objetivo de recriar no espaço pictórico as imagens clássicas, que, segundo ele, ?formaram o mundo?, a partir da sutil manipulação de figuras geométricas superpostas, presença freqüente em seus trabalhos.

Voltar ao topo