Inscrições para o Festival do Minuto terminam no domingo

O Festival do Minuto, primeiro evento do gênero criado no mundo, recebe até domingo, 30 de setembro, vídeos de até 60 segundos com o tema "Tempo Livre". Os profissionais e amadores interessados em participar do festival deverão enviar seus trabalhos exclusivamente pela internet, por meio do site www.festivaldominuto.com.br <http://www.festivaldominuto.com.br/> . Os primeiros 50 trabalhos inscritos e selecionados receberão um dvd com vídeos de edições passadas. O vencedor será conhecido no dia 9 de outubro, durante cerimônia realizada no Oi Futuro, no Rio de Janeiro. O patrocínio é da Oi, com o apoio cultural do Oi Futuro.

A partir deste ano, o Festival do Minuto deixou de ser um evento pontual, passando a ser realizado de forma contínua. Com exceção do primeiro tema, "Tempo Livre", que é bimestral, os demais serão lançados mensalmente pela curadoria. O próximo também já foi definido: "Acabou a Gasolina", que será co-patrocinado pela Petrobrás. A abertura das inscrições acontecerá em outubro.

Todo mês os primeiros trabalhos selecionados receberão dvds e os melhores vídeos, prêmios em dinheiro. Até o fim do ano serão R$ 40 mil concedidos pelo festival. Os vídeos recebidos serão analisados pela curadoria, para depois serem colocados no site. O endereço também abrigará os 500 vídeos do acervo do Minuto. Clientes Oi também poderão baixar uma seleção de vídeos que estarão concorrendo ao Festival por R$ 0,99 cada acessando o Portal WAP em Vídeo Download > Festival do Minuto.

Para convidar o público a participar e criar, o festival criou uma vinheta a partir de um vídeo minuto selecionado em edições passadas, que tem um conceito semelhante ao tema "Tempo Livre". O material será veiculado a partir de 8 de agosto em 30 salas de cinema da rede Rain Network no País.

"O que diferencia o Festival do Minuto de outros portais de vídeo é o papel da curadoria. Não só propondo temas específicos para a produção de vídeos como escolhendo os vídeos com ousadia e singularidade. Os vídeos não selecionados serão exibidos no site e poderão concorrer e ganhar prêmios somente no quesito votação do público. Outra coisa importante é que quando os vídeos são comercializados, seja para a televisão ou para celulares, os realizadores inscritos no Festival do Minuto recebem pela veiculação. Isto acontece desde que foi criado.", explica o curador do Festival do Minuto, Marcelo Masagão. 

O caráter permanente do festival estimulará ainda mais a produção audiovisual com duração de até um minuto, em que são evidenciados o poder de síntese e a habilidade de vender um conceito e idéia. O Minuto é um formato que privilegia novas mídias, com conteúdos dinâmicos produzidos com um baixo custo.

Apesar dos temas sugeridos, a organização não descarta a possibilidade de receber e premiar trabalhos interessantes, de temas livres. Os trabalhos também deverão ser enviados por meio do www.festivaldominuto.com.br.
Sobre o Festival

Criado em 1991, pelo cineasta Marcelo Masagão, o Festival do Minuto é hoje o maior festival de vídeo da América Latina, inspirando a criação de outros eventos do gênero no mundo.  Em 16 anos de existência, foram mais de 10 mil trabalhos recebidos, provenientes de 40 países. Diretores como Fernando Meirelles  (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor), Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia) e Fernando Bonassi (Os Matadores) foram alguns dos cineastas que já enviaram vídeos. É considerado por muitos o mais democrático dos festivais, justamente por conseguir reunir em um único espaço diretores conceituados, estudantes universitários, vídeos amadores e profissionais. É esta mescla de trabalhos e pessoas que torna o Festival do Minuto um evento ainda mais atrativo.

Voltar ao topo