Imigração japonesa comemorada com ópera

Dois dias antes do aniversário de 97 anos da imigração japonesa, dois cantores da Ópera de Tóquio farão uma apresentação na capela da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB). A soprano Kumiko Endo e o baixo-barítono Toshiya Inagaki farão até 20 de junho sua primeira turnê pelo Brasil. No dia 16, às 20h30, abrirão a temporada de ópera da capital, que terá continuidade na semana seguinte, quando entrará em cartaz no Teatro Guaíra a La Bohème, de Giacomo Puccini.

A apresentação será a única de Curitiba e integra o projeto Oito e Meia, criado para contribuir com o crescimento cultural da cidade com apresentações musicais nacionais e internacionais de diferentes estilos, sempre com algum conteúdo cristão. O projeto é dirigido pelo pastor Marcílio de Oliveira Filho, maestro e ministro de música da igreja. A Igreja Batista fica na Rua Bento Viana, 1200, e o ingresso será dois quilos de alimento não perecível.

Membro da Nikkai Opera Foundation e preletora da Tokyo Christian University (Universidade Cristã de Tóquio), a soprano Kumiko Endo estudou na Itália e venceu o All-Japan Music Competition de 1985 como melhor cantora erudita japonesa. Suas performances mais recentes incluem A volta do parafuso, de Edward Benjamin Britten, no New National Theater de Tóquio, em 2001 e 2002. Foi Madame Butterfly em 1993, 1996 e 2002 na Cape Town Opera House, na África do Sul.

Em 1997 representou Ana em A viúva alegre, no Nikkai Opera Theater e, em 1996, viveu Rosalinda em Die Fledermaus no Festival Nacional de Artes organizado pela Agência para Assuntos Culturais, ambos em Tóquio. Também foi Mimi em La Boheme no Teatro di San Bartolo, em Pisa, na Itália. Constam ainda de seu currículo papéis como Micaela em Carmen e Violetta em La Traviata.

Voltar ao topo