Guia de bares e restaurantes mostra potencial do setor em Curitiba

A diretoria regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PR) entregou nesta segunda-feira (23) ao prefeito Beto Richa o Guia Abrasel Curitiba 2006, com 146 páginas, contendo as mais variadas indicações gastronômicas da cidade. O guia foi produzido em parceria com o Instituto Municipal de Turismo.

O presidente do Conselho de Administração da Abrasel, José Henrique Carlan, disse que o guia consolida Curitiba como um importante pólo e lembrou que, em março, a cidade vai sediar as conferências da ONU sobre biodiversidade e biossegurança. Representantes de mais de 180 países participantes, afirmou, vão conhecer o potencial turístico e gastronômico da cidade.

Beto Richa disse que o guia é uma demonstração do trabalho sério feito pela Abrasel em todo o país. Segundo o prefeito, o guia não é apenas uma referência para os participantes do evento da ONU, mas também a toda a população que no mesmo mês de março comemora mais um aniversário da cidade e agora conta com referencial de boa indicação gastronômica.

Até o final de janeiro, segundo Carlan, o guia estará disponível a todos pelo sistema on-line, permitindo que o interessado saiba todas as informações de dezenas de bares e restaurantes filiados à Abrasel. O diretor informou ainda ao prefeito que o setor garante 15 mil empregos diretos apenas na capital.

O guia impresso informa, em português e inglês, traz detalhes sobre o ambiente de cada endereço, especialidades, cartões e tickets aceitos, valor médio da refeição, capacidade máxima de pessoas, horário de funcionamento, localização e endereço para contato.

Durante a entrega do guia ao prefeito, o diretor-executivo regional da Abrasel, Luciano Bartolomeu, disse que na segunda quinzena de março a entidade, juntamente com o Ministério do Turismo, promoverá o Brasil Sabor, um festival gastronômico.

Durante 30 dias, a festa mobilizará cerca de dois mil estabelecimentos em mais de 20 capitais por todo o país, divulgando o "sabor Brasil" pelo mundo. O secretário municipal de Saúde, Michele Caputo Neto, salientou que a secretaria já mantém parceria com a Abrasel há cerca de seis anos.

"O objetivo é garantir a qualidade dos pratos e dos endereços filiados mediante a concessão do selo Restaurante Saudável, que vai além da licença sanitária e leva em conta a capacidade de atendimento e a qualidade dos produtos servidos".

Caputo destacou que o critério para entrega do selo é rigoroso, mas até hoje 300 estabelecimentos já estão habilitados a receber a garantia de qualidade de atendimento. O programa já está sendo copiado por outras capitais, como São Paulo, que também se prepara, segundo o secretário, para implantar um congênere em parceria com a Abrasel local.

Na primeira etapa, 15 mil guias foram impressos para distribuição em bares, restaurantes, hotéis e importantes pontos do trade turístico. Em março, outros 30 mil deverão ser entregues.

Voltar ao topo