Gikovate lança Ensaios sobre o amor e a solidão

Com a ousadia, o bom senso e a clareza de sempre, Gikovate trata de dois temas que dizem respeito a todos nós. E não se limita apenas a analisá-los e criticá-los. Ele propõe uma nova forma de aliança íntima, inspirada na amizade profunda. Temas como amor e solidão nunca se esgotam.

São poucos, contudo, os que se arriscam a dar conotações muito diferentes daquelas com as quais já nos acostumamos. Flávio Gikovate dedicou boa parte da sua vida profissional a pesquisar o amor e a sexualidade e não tem receio de dizer: aquilo que convencionamos chamar de amor é, na verdade, uma armadilha; e a solidão é de algo que o ser humano necessita. Em Ensaios sobre o amor e a solidão (MG Editores), edição revista e atualizada, Gikovate propõe novas formas de relacionamento que implicam respeito por si próprio e pelo outro.

Gikovate se aprofunda no tema amor, mostrando suas diferentes roupagens enamoramento, paixão, atração sexual e como lidar com cada uma delas. Trata, também, do problema que aflige até os relacionamentos amorosos mais plenos: a possessividade. ?O amor romântico é, talvez, o modo mais ciumento e possessivo de amar, apesar de ser uma adorável experiência e um ótimo remédio paliativo para nossa condição de desamparados?, diz Gikovate.

Confundir as emoções relativas ao amor com dependência, competitividade e narcisismo é uma característica peculiar das relações entre homens e mulheres, segundo Gikovate. ?Pessoas que respeitam a individualidade não podem ter mais interesse na fusão romântica. São inteiros e não metades que buscam se completar por meio do outro. Sabem que suas fraquezas e limitações têm de ser resolvidas internamente e esperam menos dos outros; são mais tolerantes para com eles e mais livres de seu julgamento?, afirma.

Gikovate, no entanto, não se limita a analisar e criticar o amor. Ele propõe uma nova forma de aliança íntima, inspirada na amizade profunda, com pessoas bem resolvidas em sua individualidade e, portanto, capazes de ?mais do que amar?: ?Pessoas que construíram seu eu podem se relacionar amorosamente de uma forma nova, que tenho chamado de ?mais que amor? e ?+amor?, muito similar ao que acontece nas amizades. Vejo a amizade como um sentimento mais consistente do que o amor e não como um prêmio de consolação. Pessoas que construíram seu eu podem perfeitamente viver sozinhas e gostam muito de seu destino?.

Livro: Ensaios sobre o amor e a solidão – Autor: Flávio Gikovate – Editora: MG Editores – Preço: R$ 44,90 – Páginas: 272 – Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890 – www.mgeditores.com.br.

Voltar ao topo