Garoto, de 7 anos, está no Guinness

O menino Adauto Kovalski da Silva, de 7 anos, é considerado o mais jovem escritor do Brasil. Há dois anos ele editou o seu primeiro livro, Aprender é fácil, e agora foi certificado pelo Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a pessoa mais jovem a escrever e publicar um livro no mundo. O título foi recebido com orgulho pelo pequeno escritor, que já trabalha na edição do terceiro livro.

A idéia de escrever Aprender é fácil surgiu quando ele foi surpreendido pela tia ao riscar um livro que havia lido. ?Ela me disse que não poderia riscar um livro que não era meu. Então resolvi fazer o meu próprio livro?, lembra. Ao longo de quase um ano ele foi reunindo páginas com conteúdo que aprendia na escola, utilizando uma linguagem própria das crianças, que ensina de forma lúdica. O material foi recolhido pela tia, Maria José Kovalski, que batalhou para conseguir a publicação. Em 25 páginas Adauto reuniu exercícios feitos através de jogos e desenhos que estimulam as crianças a aprender a ler e escrever.

Após o lançamento, em outubro de 2005, o jovem escritor foi incentivado por amigos a se inscrever no Guinness. O resultado veio em março deste ano, e foi considerado a mais nova pessoa a escrever e publicar um livro no mundo. De acordo com Maria José a certificação foi recebida com muita alegria e humildade. ?O Adauto é uma criança igual às demais. A diferença é que ela é estimulada?, comentou.

Depois de Aprender é fácil, Adauto escreveu Os dentes, que usa a mesma linguagem infantil para explicar aos pequenos a importância de manter os dentes sempre escovados. Agora ele já trabalha em uma nova edição, que vai contar a história de um barco pirata. 

Voltar ao topo