Filme Tropa de Elite ganha Urso de Ouro em Berlim

DivulgaçãoO filme brasileiro Tropa de Elite, do diretor José Padilha, levou o Urso de Ouro neste sábado (16) no festival anual de cinema de Berlim. O documentário "Standard Operating Procedure", de Errol Morris, sobre as torturas a presos iraquianos em Abu Ghraib, ganhou o Urso de Prata.

Confira os ganhadores do 58º Festival de Berlim:

Melhor Filme: Tropa de Elite, de José Padilha

Melhor Ator: Reza Najie

Melhor Atriz: Sally Hawkins (Urso de Prata)

Melhor Diretor: Paul Thomas Anderson (Sangue Negro – Urso de Prata)

Melhor Roteiro: Wang Xiaoshuai (In Love We Trust- Urso de Prata)

Melhor Estréia: Asyl – Park and Love Hotel, de Kumasaka Izuru

Prêmio surpreende ex-capitão do Bope

O capitão Rodrigo Pimentel, autor do livro "A Elite da Tropa" e co-autor do roteiro do filme "Tropa de Elite", premiado neste sábado (16) com o Urso de Ouro em Berlim, não esperava a vitória na disputa. "Houve o problema com a tradução, uma voz feminina teve que fazer a narrativa. Isso certamente prejudicou muito. Além disso tinha vários filmes bons concorrendo na Mostra. A gente estava preparado para não ganhar", disse.

Em férias em Florianópolis, Pimentel – consultor de segurança desde que deixou o Bope em 2000 – recebeu a notícia da premiação em um telefonema de José Padilha, diretor do filme. "Ele estava muito emocionado e também surpreso com a premiação", comentou.

Para o ex-capitão, que inspirou o marcante capitão Nascimento, personagem vivido por Wagner Moura, o prêmio também esteve um pouco ameaçado por conta da reação do público. "O pessoal que viu repetiu o discurso de que o filme é engajado numa questão política fascista. Isso fez com que a gente ficasse desacreditando. Só de participar já estava bom", disse Pimentel, que se envolveu diretamente com a preparação dos atores durante as filmagens para que o longa se aproximasse "o máximo possível da realidade do Bope".

Para ele, a premiação muda "completamente" esta visão sobre "Tropa de Elite". "O colegiado de críticos europeus foi bastante sensível ao tema, ao filme propriamente dito e este reconhecimento com certeza tira de cena o estigma de qualquer sombra de fascismo que possa ter recaído sobre a narrativa anteriormente", disse.

Voltar ao topo