Faltam 13 dias para o festival

A treze dias do início do Festival de Teatro de Curitiba (FTC), os grupos de teatro ensaiam a pleno vapor para aprontar todos os detalhes antes das estréias. Ao todo são 232 espetáculos; 200 deles fazem parte da mostra Fringe, que traz companhias profissionais de vários estados. Sempre que se fala em teatro e atuação, a primeira referência que vem à mente das pessoas é Shakespeare. Considerado o principal do Brasil, o Festival de Teatro de Curitiba não é exceção. Uma das companhias da capital, a Serial Cômicos, apresenta Os bobos de Shakespeare, uma montagem baseada em diversos bobos e personagens shakespearianos.

O espetáculo é um monólogo com o ator paranaense Thadeu Peronne, que desde 1998 vem criando as condições técnicas e intelectuais para levar ao palco textos baseados em Shakespeare sob um olhar contemporâneo. Com direção de Laércio Ruffa e produção de Mazé Portugal, Peronne interpreta diversos papéis de bobos, bufões e palhaços que funcionam como arquétipos para brincar com as personalidades. "Os bobos são alter-egos que refletem o homem contemporâneo", diz.

O público deve acompanhar toda a irreverência e poesia que marcam a obra de Shakespeare. Segundo Ruffa, as temáticas universais como o amor, traição e ciúmes são os alicerces do roteiro de Edson Bueno em que foram compilados alguns textos shakespearianos. "No palco Peronne brinca com tudo aquilo que as pessoas estão vivendo hoje. Antes elas queria ?ter? e depois se começou a falar em ?ser?. Acaba que todos se preocupam mesmo é com a imagem, que nunca é o que parece", conta. A peça se vale da visão de Shakespeare para revelar a natureza do homem com muito humor.

Para contar a história, Peronne vive diversos personagens e tem num deles o fio condutor que leva às questões e mazelas da alma humana. "Tive um longo período de preparação com participação em workshops e oficinas com Mauro Zanata, Paulo Autran, Ulisses Costa, além de trabalhos com o teatro popular e a popularidade de Shakespeare." Há um ano o ator vêm estudando a dramaturgia e o universo shakespeariano. Segundo o ator, os bobos existem dentro de todos os personagens. "Eles são diferentes em suas atitudes em relação à vida, mas todos representam a consciência humana", completa.

A peça será apresentada de 16 a 19 de março pela mostra Fringe no teatro Paulo Autran (Shopping Novo Batel). Horários: 16/3 (21h), 17/3 (18h), 18/3 (24h) e 19/3 (15h). De 19 de abril a 19 de maio a peça será apresentada no Teatro Guaíra. 

Voltar ao topo