Evento anual do ACT reúne o que há de novo na arte paranaense e nacional

Mais de 40 artistas farão parte da 4ª edição do ACT Bazar, a ser realizado nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, em Curitiba. A iniciativa é do ACT ? Ateliê de Criação Teatral com curadoria do ator Luis Melo. O ACT Bazar já é considerado um dos maiores encontros de artistas da cidade, para mostrar suas obras e processos criativos. O evento explora a arte como um todo, incluindo design, moda, artes plásticas, gastronomia, HQs, jóias, acessórios e outras tantas formas de expressão. Dispostos em espaços funcionais para a exposição das suas obras, os artistas compõem um verdadeiro ?mercado de maravilhas?, a serem descobertas por quem passar pelo ACT, nestes três dias.

Neste ano, o ACT Bazar dará ênfase às artes plásticas. Além dos artistas que prestigiaram praticamente todas as edições do evento, há aqueles que participam pela primeira vez do bazar, como Elizabeth Titton e Lígia Borba. Titton participará do evento com suas árvores em aço inox e com as obras que foram expostas no Museu Oscar Niemeyer (MON) neste ano, em tamanho reduzido. Já Lígia Borba vai expor um painel fotográfico, fruto de um passeio pela Rua Marechal Deodoro, com a câmera posicionada na altura do olhar de uma criança de sete anos. Outra novidade desta edição para o segmento é a presença de uma coletiva de Gravuristas do Solar do Barão, com curadoria de Ana Gonzalez e Andréa Cristina Las.

Alguns participantes lançam produtos ou novas linhas. É o caso da Candyland que, além da sua nova coleção de camisetas, fará o lançamento do livro ?Mulheres, Chapéus Voadores e Outras Coisas Legais?, de Rafael Silveira. A Paper Art criou uma linha de móveis e luminárias em papelão especialmente para o evento; a Desmobilia vai expor miniaturas das peças mais famosas do design mundial e diversos objetos das décadas de 1950 e 1960, completamente restaurados; Claudio Alvarez divulga sua série de múltiplos de escultura, objetos lúdicos, abstrações animadas e outras obras; Denise Coelho apresenta suas peças mais recentes, como mini-luminárias e bijuterias com intervenções em arame e outras novidades.

Entre os inúmeros participantes do ACT Bazar 2007 também se destacam os artistas Alice Yamamura, Benedito Costa, Patrícia Bonat, Leila Muniz, Carlos Dalla Stella, Celso Setogutte, Cristina Abdo, Eric Gozlan, Marcos Novack, Marília Sielski, Leila Pugnaloni, Solda, Manu Daher, Kioko Morita e Roberto Innocente; e grandes marcas: Lamb ? Laboratório Alternativo de Moda do Brasil, Flor de Vedete, Love Par, Velho Oeste, Objeto Orb Brasil, Itiban Comic Shop, Horgânica e o Ateliê Alice Yamamura.

Além dos talentos locais, o ACT Bazar possibilita o importante intercâmbio entre artistas. Estarão compartilhando deste caldeirão cultural: a Oficina de Agosto (MG), que faz arte sustentável com materiais recicláveis, utilizando a força de trabalho da comunidade em que está instalada com um belíssimo projeto social; a Ponto e Nó (MG), com o artesanato em tecido; as roupas e bolsas especiais feitas com retalhos de redes de pesca de Nara Guichon (SC); as mantas de Lala Martinez (SP); a moda e acessórios infantis da Feito Feltro (SC); os livros Arte de Marcos Souza (RJ) e a moda da cenógrafa e figurinista Teca Fichinski (RJ).

A gastronomia ficará a cargo da chef Geraldine Miraglia, da Oli Gastronomia. Seu espaço está sendo preparado de forma a acomodar confortavelmente os visitantes do Bazar que, além de terem a oportunidade de conhecer o trabalho de diversos artistas ainda podem se deliciar com as criações de Geraldine.

Será dado espaço também para a arte produzida em cooperativas, com os projetos Ñandeva, da cooperativa das Três Fronteiras (PR) e Tranças da Terra (SC). O primeiro visa valorizar a identidade tri-nacional (Brasil, Argentina e Paraguai) por meio da arte, sob coordenação artística da ceramista Maria Cheung; o segundo busca resgatar as tradições dos imigrantes italianos, por meio de seis núcleos de artesanato, contando com cerca de 50 artesãos de municípios diversos de Santa Catarina. As duas instituições trarão trabalhos diversos, com o intuito de divulgar sua atuação social e também compartilhar sua arte com os presentes.

Com importante apoio cultural do Colégio Dom Bosco e Itaipu Binacional, o ACT Bazar pretende valorizar a arte, buscando incentivar o público a conhecer, consumir e experimentar o que o evento traz, diminuindo o distanciamento do público com a arte e seu criador.

Histórico do evento

O ACT Bazar começou em 2004, como uma maneira de proporcionar um encontro entre artistas e, ao mesmo tempo, mostrar que é possível a arte ser acessível e consumível. Por isso, no ACT Bazar o objetivo principal passou a ser a oportunidade do intercâmbio, de dialogar, conhecer ou simplesmente ver o que se produz em arte e cultura em geral, abrindo também espaço para a comercialização das obras e artefatos, tornando possível o consumo efetivo da arte, além da simples apreciação e do casual interesse.

Serviço:
ACT BAZAR 2007
Curadoria: Luis Melo
Data: 7, 8 e 9 de dezembro
Horários: Sexta-feira – das 17h às 22h; Sábado e domingo – das 15h às 22h.
Local: ACT ? Ateliê de Criação Teatral ? Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305 – São Francisco.
Informações: (41) 3338 0450 / 3078 6189 / 3078 6190
Entrada a R$ 3,00 ? revertida para a APAV e ao Grupo Amigos, que assistem adultos e crianças portadores do vírus HIV.

Voltar ao topo