Encontro de ritmos no Teatro Paiol

Um encontro entre amigos vai reunir os músicos Pedro Moraez e os irmãos João e Max Viana no terceiro show da série Filhos da Música, que acontece nesta sexta e sábado no Teatro Paiol, em Curitiba.

O que sair desse caldeirão musical é uma surpresa que deve revelar inéditas do próximo disco de Max – o terceiro da carreira – além do trabalho autoral de Pedro e outras pérolas.

O repertório – com predomínio de música instrumental – contempla músicas de Djavan, pai de João e Max, e de Ronaldo Correa, pai de Pedro. Correa foi integrante do quarteto vocal Golden Boys, do movimento Jovem Guarda.

O encontro inédito terá a predominância de ritmos como suingue, samba, black music, jazz e MPB que tiveram grande influência sobre o trio. Quando se fala em filhos de músicos, o contato com os instrumentos acontece quase sempre da mesma maneira.

Em entrevista a O Estado, o baterista João conta como começou essa história: “Peguei o gosto pelo batuque com as panelas da minha mãe”. Mesmo com certo receio do pai, afinal “a profissão de músico é tão difícil quando bonita”, o filho sabia muito bem o que queria.

O primeiro passo das panelas à bateria aconteceu graças ao irmão Max, 4 anos mais velho. “Ele tinha uma banda chamada Incra e eles montaram uma bateria lá em casa pra ensaiar. Eu comecei a batucar e foi aquela coisa, paixão à primeira vista”.

Nesse momento, João tinha 9 anos. O pai, percebendo o gosto da criança pelo instrumento, o presenteou com a sua própria bateria. Alguns anos mais tarde, ele subia ao palco pela primeira vez “profissionalmente”, ou seja, recebendo para tocar.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. João tocou com grandes nomes da música como Cássia Eller, Nando Reis e Leila Pinheiro, explorando sonoridades dos diferentes instrumentos que compõem a bateria. As suas influências, diz, “são muito variadas, vão da MPB, passam pelo reggae e chegam até o rock”.

O irmão, Max, tem na guitarra o instrumento que torna visível a sua música. Suas influências vem do black music, samba, jazz, soul music, MPB e música flamenca. Fez parcerias com Jair Rodrigues e já tocou com Chico Buarque e Milton Nascimento.

Hoje, o músico tem dois discos lançados, No calçadão (2003) e Com mais cor (2007) e se prepara para o lançamento do terceiro com participação especial de Alcione e de Arlindo Cruz.