Programe-se

Domingo é dia de cinema de graça e peça de teatro em Curitiba

O final de semana está acabando, mas nem por isso é preciso desanimar. Confira as dicas do Paraná Online para aproveitar bem o seu domingo.

Cinema

O Corintiano

O Cine Guarani exibe “O Corintiano”, de Milton Amaral. Grande sucesso de bilheteria, a comédia brasileira de 1966 foi o 19º filme de Mazzaropi. Seu Manoel é um barbeiro torcedor fanático do Corinthians que faz de tudo para torcer pelo seu time de coração. Entra em conflitos com seus vizinhos palmeirenses (em uma das cenas há uma guerra de hinos dos clubes), faz promessas malucas e orações a São Jorge, passa sofrimentos e fala xingamentos na arquibancada. Quando seu time perde ele compra todos os jornais das bancas. Seu mascote é um burro com a pele malhada (preto e branco). Em outra passagem divertida ele persegue seu rádio de pilha no qual o locutor comentarista Geraldo Bretas “falava mal do Corinthians” (começa as críticas com seu bordão “venceu mas não convenceu”). Manoel insiste para que seu filho, Jair, jogue futebol no Corinthians e abandone o curso de medicina. Sua filha, Marisa, queria ser bailarina, o que também lhe contraria (ele a aconselhava a tentar namorar com Rivellino). Os ingressos são gratuitos. A sessão começa às 17h.

Olho Nu

O Cine Guarani, a partir das 19h, apresenta o filme Olho Nu, documentário que conta a história de Ney Matogrosso e é dirigido por Joel Pizzini. Ícone da história da música brasileira, o cantor Ney Matogrosso tem vida e obra contada no filme “Olho Nu”, através de imagens de arquivo raras, trechos de televisão e gravações complementares feitas pelo diretor especialmente para o filme. Olho Nu é um retrato de uma carreira marcada pela força estética e visual que, feito em uma narrativa inquieta e não linear, se conecta em uma perfeita sintonia com a carreira do cantor. Não há cobrança de ingressos.

Teatro

piscina […]

A peça piscina […] de Mark Ravenhill (tradução Alvaro Bittencourt) propõe um questionamento  sobre a posição do artista em relação a seus objetivos e sua produção artística. O texto é estruturado em um bloco narrativo único (não são designados personagens e nem há divisão de falas) e a direção da peça opta por uma montagem absolutamente essencial, focada no texto e nos atores, com uma trilha sonora realizada ao vivo, valorizando a ambiência do espaço e dos corpos. O espetáculo acontece a partir das 18h no Museu Oscar Niemeyer.

 Endereços

Cine Guarani – Portão Cultural

Av. República Argentina, 3430 – Portão, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba