Curso de ópera barroca mostra resultados

Pela primeira vez na programação da Oficina de Música de Curitiba, o curso Ópera Stúdio de Música Barroca conta com 40 alunos vindos de todo o Brasil e, hoje, às 19h, apresenta o resultado do trabalho desenvolvido sob o comando de Carlos Harmuch, Nicolau de Figueiredo e Marília Vargas. O espetáculo acontece no Clube Concórdia, tendo no repertório árias das óperas Rinaldo, de Georg Friedrich Händel; Calisto, de Francesco Cavalli; e L?Incoronazione di Poppea, de Claudio Monteverdi.

O curso, que reúne cantores líricos interessados em aprofundar conhecimentos do universo da música barroca, aborda técnicas interpretativas para um repertório escolhido a partir de fontes históricas. Nessa apresentação, 28 alunos atuam como solistas e os demais integram o coro. Entre os participantes, destaque para Itauana Ciribelli, de Fortaleza (CE), que esteve entre as finalistas da última edição do programa Fama (Rede Globo), e o paulista Danilú, revelação do programa de Raul Gil.

A classe de Ópera Stúdio de Música Barroca permite que profissionais e iniciantes na música erudita aperfeiçoem técnicas com nomes consagrados nessa área. O brasileiro Carlos Harmuch, que atualmente vive na Suíça, depois de estudar arquitetura e música, dedicou-se inteiramente à direção cênica para óperas. Desde 1987 é docente na Musikhohschule Basel (Suíça) e atua como diretor convidado em produções de diversas casas de ópera na Suíça, Alemanha, Espanha, Rússia e Brasil.

Serviço:

25.ª Oficina de Música de Curitiba – Ópera Stúdio de Música Barroca, hoje, às 19h. Local: Clube Concórdia (Rua Carlos Cavalcanti, 815). Ingressos: R$ 10,00 (ou R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível).

Voltar ao topo