Curitibano se torna ídolo das guitarras

A maior revelação mundial da guitarra. É o título que o guitarrista curitibano Gustavo Guerra, de 29 anos, conquistou no último dia 14, em Londres, na Inglaterra. Uma espécie de olimpíada da guitarra, o concurso Guitar Idol – que teve sua primeira edição este ano – reuniu cerca de 700 competidores do mundo inteiro.

Os guitarristas receberam, inicialmente, votações pela internet, o que funcionou como uma espécie de filtro. Depois disso, doze deles foram escolhidos para a final, onde foram julgados pela sua performance no palco.

Gustavo, já uma celebridade na internet (seus cerca de 80 vídeos no YouTube já foram vistos mais de cinco milhões de vezes), tirou a primeira etapa de letra. Conseguiu cinco mil votos e ficou em primeiro lugar, o que já lhe garantia uma vaga na final. ?Minha salvação foi o YouTube?, diz ele, que produz os vídeos em um estúdio profissional, montado nos fundos de sua casa.

O concurso foi organizado pela revista online Alloutguitar.com, que visava renovar a cena e descobrir talentos espalhados pelo mundo. No dia do resultado, Gustavo abriu um show do consagrado guitarrista Yngwie Malmsteen, seu maior ídolo. A chance foi só apenas uma das surpresas que o guitarrista teve em Londres. Ele se espantou, também, ao ser reconhecido por pessoas no evento, antes ainda de ir ao palco.

Mas o maior espanto ficou mesmo para o final. ?Até o apresentador do concurso me falar ?you, number one?, eu não acreditava que poderia ganhar?, conta. ?Mas batalhei, estudei muito para ganhar esse reconhecimento.?

Para ele, o grande responsável pela conquista é seu pai, Buby Guerra, a quem dedicou o prêmio. Foi Buby quem iniciou Gustavo na guitarra, há 20 anos atrás, quando ele tinha nove anos de idade. ?É por ele que fiz tudo relacionado à música?, diz, lembrando também que o que o ajudou foi que antes da apresentação, pensou em sua mãe, sua esposa, e na filha Fernanda, de oito anos.

A conquista foi também fruto de muita prática. Gustavo diz que quando começou a tocar, praticava de oito a dez horas por dia. Atualmente, toca de quatro a cinco horas. O gênero preferido dele é o rock instrumental. Além de Malmsteen, Gustavo também se inspira em outros grandes guitarristas, como Joe Satriani, Vinnie Moore e Frank Gambale.

O guitarrista, que também dá aulas do instrumento, participa de workshops e palestras pelo Brasil e realiza produções musicais em seu estúdio, diz que, agora, pretende ?cair na estrada? com sua banda. (Vídeos e mais informações sobre o guitarrista no site www.gustavoguerra.com.br).

Pai

Coincidentemente, o pai de Gustavo, Buby Guerra, também tem um concurso como um marco na vida. Vindo do Uruguai, chegou ao Brasil com 17 anos e ?com apenas 30 cruzeiros no bolso?. Trabalhava em São Paulo limpando janelas, quando soube de um concurso de calouros patrocinado pelas ?Casas Guri?. Fez sua inscrição, participou tocando guitarra e cantando Hound Dog, de Elvis Presley, e ganhou. ?Levei um prêmio de 3,5 mil cruzeiros?, lembra.

Buby também fez carreira na música. Chegou a ser integrante da Aquarius Band, banda que fez sucesso no Paraná na década de 70. Atualmente está voltando aos palcos. Montou uma banda de Jovem Guarda com Nemésio Xavier, ex-comandante da Polícia Militar do Paraná.

Ao ganhar o Guitar Idol, Gustavo dedicou o título ao pai. Nessa hora, Buby, que estava no local filmando, diz que se emocionou: ?tremi na base?. Ver o filho vencer um concurso dessa dimensão, para ele, é uma recompensa. ?É um prêmio por 20 anos de luta, sem férias, natais, viagens?, conta, revelando o que considera o maior ensinamento ao filho: ?humildade?.

Todo o processo, para ele, foi uma surpresa, desde a inscrição. ?Ele entrou nesse concurso sem me falar nada. Foi me contar quando estava em primeiro lugar nas votações?, diz. ?E também nunca imaginei que ele ia chegar a esse ponto. Saiu do estúdio aqui em casa para um palco em Londres. Parece uma história de fadas?, orgulha-se.

Voltar ao topo