Curitiba ganhou um belo presente de aniversário

Curitiba ganhou um presente de aniversário inesquecível de seus 315 anos. No último sábado, o grupo Positivo inaugurou o Teatro Positivo – Grande Auditório, o maior teatro do Paraná, com 2.400 lugares.

O espaço, construído no câmpus da Universidade Positivo, foi inaugurado com um concerto do tenor espanhol José Carreras, que se apresentou ao lado da soprano chilena Veronica Villarroel e da Orquestra Sinfônica do Paraná, conduzida pelo maestro Enrique Ricci. Ricci é nascido na Argentina mas radicado espanhol. Consagrado mundialmente, ele tem acompanhado José Carreras em muitos espetáculos pelo mundo.

Além do Teatro Positivo -Grande Auditório, o grupo Positivo também inaugurou o centro de eventos Expo Unimed Curitiba, que recebe a exposição Curitiba, a construção de uma cidade, organizada pela Fundação Cultural de Curitiba em comemoração ao aniversário da capital paranaense. Essa apresentação de sábado foi exclusiva para convidados, e ontem José Carreras e Veronica Villarroel voltaram a encantar e emocionar os curitibanos com uma apresentação ao público em geral que novamente lotou o Teatro. Todos os ingressos estavam esgotados.

Antes de começar o espetáculo do último sábado, muitas autoridades fizeram questão de parabenizar o grupo Positivo pelo novo empreendimento e a cidade de Curitiba pelos seus 315 anos.

O prof. Oriovisto Guimarães, reitor da Universidade Positivo e diretor-presidente do grupo Positivo, descreveu e evento como ?um momento muito especial?. ?Estou absolutamente ansioso para ouvir a Orquestra Sinfônica do Paraná e o tenor José Carreras?, declarou antes do concerto.

Na platéia estavam o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; o presidente eleito do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes; os governadores do Paraná, Roberto Requião, e de Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira; e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, além de senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e prefeitos de diversos municípios.

O prefeito Beto Richa afirmou que ?Curitiba tem razões de sobra para comemorar seus 315 anos?. O prefeito disse que a inauguração ?fechava com chave de ouro? o aniversário da cidade, e classificou o Teatro Positivo – Grande Auditório como ?templo da cultura?, ?um inestimável presente de aniversário para Curitiba?.

O governador Roberto Requião, em seu discurso, lembrou que conheceu o reitor da Universidade Positivo durante a juventude, na militância universitária. ?Desde então, o professor Oriovisto evoluiu dialeticamente e pôs toda sua capacidade a serviço de um empreendimento como este.? Requião lembrou, ainda, dos maiores teatros brasileiros: ?Havia dois grandes teatros no Brasil: o maior, o da Academia Militar das Agulhas Negras. O segundo maior era o Guaíra. Agora o Oriovisto passa o Guaíra nessa obra bonita do Manoel Coelho (arquiteto do teatro) com uma centena e pouco de lugares. Já determinei a contratação do Coelho para o Guaíra retomar o segundo lugar?, brincou o governador.

A Orquestra Sinfônica do Paraná abriu o concerto com a música L?Arlésienne Suite (Georges Bizet -1838 – 1875). Depois, José Carreras subiu ao palco e foi aplaudido de pé. Ele cantou Marechiare (Francesco Paolo Tosti-1846 – 1916) e Era de Maggio (Mario Pasquale Costa -1858 – 1933). Em seguida veio Veronica Villarroel que também emocionou a platéia e arrancou gritos de ?Bravo? após cantar Io son l?umile ancella (Francesco Cilea-1866 – 1950). Mas foi o final da apresentação que ficará marcada na memória de todos que assistiram ao espetáculo. No bis, os dois voltaram juntos ao palco. Veronica Villaroel cantou Eu sei que vou te amar e Carreras cantou Aquarela do Brasil com a bandeira verde e amarela ao fundo.

Voltar ao topo