Crônicas que fazem diferença

Foi da paixão pela educação e de um trabalho que durou uma vida toda que o escritor e educador Samuel Lago lança hoje, em Curitiba, três livros pelos quais é responsável pela organização.

Para os fãs de pensamentos com mensagens que estimulam a encarar os desafios da vida, os livros Aos mestres com carinho, Crônicas de Educação de Rubem Alves e Crônicas de Rubem Alves – Religião, Mundo Moderno, Sabedoria e Sentimentos são um prato cheio.

Só se aprende o que tem sentido, o que é prazeroso e Aprender é mudar são pensamentos que ilustram o livro de Lago, o primeiro deles é do biólogo Jean Piaget e segundo de Buda.

De acordo com o escritor, toda a paixão pelos pensamentos começou cedo, aos 12 anos de idade. “Sempre gostei de guardar pensamentos de livros que eu ganhava. Essas frases me entusiasmam. São como sínteses perfeitas onde, através de poucas palavras, se transmite um universo muito grande”, revela.

A ideia de compartilhar suas mensagens com outras pessoas partiu quando a coleção atingiu 250 pensamentos. “Quando era professor de biologia, pensei em distribuí-las no livro de biologia. Esses pensamentos incentivavam os alunos a vencer seus desafios”, conta.

Depois de ver o sucesso de sua ideia nos livros de biologia, Lago pensou novamente em disseminar os pensamentos, desta vez para mais pessoas. “Fui coletando e aumentando cada vez mais mensagens. Foi quando percebi que não havia razão em manter acumuladas, juntei todas e produzi Aos mestres com carinho, com mil pensamentos”, explica.

Os pensamentos estão separados por categorias, dentre elas, o que os educadores pensam sobre a educação, seguido do que os escritores pensam, o que filósofos pensam, o que os cientistas e, por fim, o que diversos pensam da educação”, explica. Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e até Ayrton Senna contribuem com seus pensamentos no livro.

Rubem Alves

A série Crônicas de Rubem Alves, que também será lançada hoje, é composta por dois volumes: Crônicas de Educação de Rubem Alves, com 46 crônicas sobre o assunto, e Crônicas de Rubem Alves – Religião, Mundo Moderno, Sabedoria e Sentimentos, com 40 crônicas, sendo oito sobre religião, 12 sobre mundo moderno, nove sobre sabedoria e 11 sobre sentimento.

“Alves é uma pessoa especial. Somos amigos há mais de 15 anos, ele é como uma irmão para mim. Seus livros já foram traduzidos para seis línguas ao redor do mundo”, conta Samuel. “Sugiro que cada pequeno texto seja refletido e degustado prazerosamente. Nunca numa leitura corrida”, completa o escritor.

Serviço

O encontro com os autores será hoje, às 19h30, na Fnac do Park Shopping Barigui (Avenida Professor Pedro Parigot de Souza, 600, Loja 101, bairro Mossungue, em Curitiba).

Voltar ao topo