Compositor paranaense é premiado

O compositor paranaense Márcio Steuernagel, de 22 anos, foi o vencedor do Concurso Nacional de Composição para Flauta e Piano Michel Debost, com a obra As a flower and its butterfly. Em segundo lugar ficou o gaúcho Januibe Tejera, com Sonata, e em terceiro, o compositor mineiro Maurício Ribeiro, autor de Suite Brasileira. A apresentação das seis obras finalistas foi realizada na noite da última quinta-feira, no Teatro do Sesc da Esquina, por um júri formado pelos flautistas Michel Debost, Kathleen Chastain, Norton Morozowics, Curt Schroeter, o compositor Giovanni Luisi, e os oboístas Washington Barella e Alex Klein, diretor artístico da 23.ª Oficina.

Márcio Steuernagel é aluno da Oficina de Música e estudante do 6.º ano de Composição e Regência da Faculdade de Belas Artes do Paraná. É a primeira vez que participa de um concurso dessa categoria. "Quando soube que estava entre os seis finalistas nem acreditei", disse. Márcio explica que ao compor a peça trabalhou a diferença entre piano e flauta, tentando provocar uma simbiose entre suas notas. "Uma nota do piano não pode crescer porque, uma vez que você aciona o martelo, o som decresce. Com a flauta, o processo é inverso, a nota é crescente, daí a simbiose", explica. Com o prêmio, no valor de R$ 2,5 mil, Márcio pretende montar o seu concerto de formatura, no final do ano.

A qualidade das obras apresentadas superou as expectativas, conforme avaliação dos jurados. "A deliberação do júri seguiu padrões internacionais. Todos consideraram que as obras foram escritas e interpretadas com alta qualidade. Fiquei muito orgulhoso com o resultado", disse Alex Klein. Para o maestro Norton Morozowics, foi uma boa surpresa. "O concurso confirmou a tradição de compositores paranaenses que se destacam no cenário musical. O importante agora é que essas obras sejam tocadas e conhecidas pelo público", afirmou.

O desempenho dos intérpretes também foi ressaltado pelo júri. As peças de Mário Steuernagel e de Maurício Ribeiro foram executadas pela pianista Beatriz Furlaneto e pela flautista Valentina Daldegan. A obra do segundo colocado foi apresentada por Carlos Feller (flauta) e Carlos Assis (piano). A dupla Marco Aurélio Koentopp (flauta) e Wilson Dittrich Filho (piano) executou composições de outros concorrentes.

O concurso, lançado em junho do ano passado, foi organizado pelo Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná e a Oficina de Música de Curitiba. Além de contribuir para o ensino da flauta no Brasil e incentivar novos compositores, o concurso teve o objetivo de homenagear o flautista francês Michel Debost, que há quatro anos participa da Oficina como professor. A segunda edição começa a ser organizada em seguida. Desta vez, o concurso deverá premiar composições escritas para flauta e trio de cordas – violino, viola e violoncelo.

Voltar ao topo