Com acústico, Ultraje a Rigor volta a Curitiba

O Ultraje a Rigor promete embalar a noite de sábado, dia 20, com o rock irônico e bem-humorado. Os curitibanos poderão aplaudir mais uma vez o show do último álbum, o CD/DVD "Acústico MTV Ultraje a Rigor", que acontece no Curitiba Máster Hall, a partir das 23h30. A abertura da casa será 22h.

No repertório do show estão reunidos os melhores hits gravados nos mais de 20 anos de estrada da banda, como "Zoraide", os hinos do rock nacional dos anos 80 ? "Inútil", "Pelado", "Rebelde Sem Causa" e "Eu gosto de Mulher", a inédita "Cada um por si", a clássica "Nós Vamos Invadir Sua Praia" e a faixa de sucesso "Ciúme". O "Acústico MTV" lançado entre julho e agosto de 2005 já vendeu mais de 50 mil cópias do CD e 25 mil do DVD.

Várias bandas do rock rock nacional surgiram nos anos 80, mas nem todas conseguiram continuar na estrada ou perderam a sua identidade. Isso não aconteceu com o Ulraje a Rigor, que continua fazendo muito rock’n’roll, o que quer dizer muito numa terra de efêmeros e primado estético da MPB.

Ultraje Acústico MTV

Músicos entraram e saíram e o líder Roger Rocha Moreira se manteve firme na estrada e no disco, com aquele mesmo jeito desconfiado, fazendo seu som e vendo suas canções servirem de ponte para sucessivas gerações de roqueiros brasileiros. Vinte anos depois da estréia em LP, Roger e o Ultraje chegaram ao Acústico MTV Ultraje a Rigor. Mais do que uma ocasião de gala e uma celebração, mais do que a hora da revisão dos 100 mil quilômetros, esse CD/DVD é a reafirmação de um jeito muito particular de fazer rock. Um jeito que só alguns poucos brasileiros Roberto e Erasmo Carlos, Rita Lee, Raul Seixas e olhe lá conseguiram transformar em algo atemporal.

Com o Ultraje a Rigor, Acústico MTV é simples assim: começa com Roger puxando as canções no violão e aguardando o ataque dos seus asseclas que vêm a ser um dos times mais eficientes do rock nacional. No violão com jeito de guitarra, Sérgio Serra, integrante de uma clássica formação do Ultraje (1987 ? 1990), de volta ao time desde 2002. Na bateria, o incansável Bacalhau, que veio das bandas brasilienses Little Quail & The Mad Birds e Rumbora e, por duas vezes, excursionou pelo Brasil com os ingleses do The Mission na ausência do baterista original. E no baixo, Mingau, um dos primeiros punks de São Paulo que, aos 15 anos de idade, já tocava guitarra nos Ratos de Porão.

A eles veio se juntar na gravação do Acústico (realizada em São Paulo, no Estúdio Lokall) um reforço que é a verdadeira história do rock brasileiro. Nos saxes, flauta, clarinete e percussão, Manito, o homem dos mil instrumentos, que nos anos 60 tocou com os Incríveis e, na década seguinte, com os Mutantes. "Ele é a minha referência de sax no rock", elogia Roger. No violão, o jovem Ricardinho, um cara apenas um pouco mais velho que o Nós Vamos Invadir Sua Praia. Nos vocais de apoio para que enfim se possa sentir direito o quanto de Beach Boys o Ultraje sempre teve vêm Osvaldo Fagnani (ex-baixista do Ultraje e do Premeditando o Breque, agora cantando e tocando piano) e Paulinho Campos (da Fabulosa Orquestra de Rock’n’Roll, banda alternativa de Roger da qual Osvaldinho e Mingau também participam). Uma mini-big band a serviço de big canções e dá pra imaginar que não foi fácil chegar a uma seleção de repertório.

Entre os sucessos (exigidos nesse tipo de projeto) e os lados B do Ultraje (como Roger queria), a decisão acabou sendo tomada com a ajuda do produtor Rafael Ramos, que já pilotara o último disco da banda, Os Invisíveis, de 2002. Mais um daqueles garotos que também tiveram suas vidas mudadas pela banda, Rafael se viu numa sinuca de bico. "Tive que ter muita cautela, afinal eu cheguei tarde na festa do Ultraje", conta. Depois de muito discutir, ele e Roger chegaram às 20 músicas do CD (25 no DVD). É uma seleção equilibrada de hits e resgates, que foram tocados de um jeito bem despojado, sem inventar muito, para ressaltar o que o Ultraje tem de melhor, a canção. De certa forma, é uma volta ao início da carreira da banda, época na qual, como conta o vocalista, eles tinham orgulho de não usar pedais de efeito.

Assim, a pegada do Acústico não poderia ser outra: elétrica, como a de um grupo que tem como missão fazer dançar a turma num bar lotado e esfumaçado (situação comum naquele início de carreira, em que eles tocavam covers). É Jerry Lee Lewis, é The Who (homenageado em "Eu Não Sei", versão de Roger para "Can’t Explain"), é Clash, é Strokes, ou seja, rock básico, frenético e imortal. A festa começa lá atrás, com "Inútil" (o Hino das Direitas, daquele primeiro compacto de 1983) e segue com "Rebelde Sem Causa", sucessos que acabariam regravados em Nós Vamos Invadir Sua Praia.

Em boa parte, as novas versões respeitam os arranjos das gravações quem quiser se dar ao trabalho pode conferir, base a base, solo a solo. "Esses são os arranjos que nos deixaram satisfeitos", explica Roger. As novidades do Acústico estão em duas músicas desse mesmo LP inaugural: "Ciúme" volta a ser como Roger a imaginou antes da primeira gravação, com uma parte calma, e Nós Vamos Invadir Sua Praia ganha cordas e metais. E assima festa segue: tem "Mim Quer Tocar" e "Independente Futebol Clube", "Pelado", "Eu Gosto de Mulher" (de Sexo!!, 1987), "F.D.P." (de Crescendo, 1989), "Nada a Declarar" (de 18 Anos Sem Tirar!, de 1999) e até "Agora é Tarde" (de Os Invisíveis).

Lados Bs não faltam, a começar por "Jesse Go", cáustica análise do showbiz de 1985, mas ainda incrivelmente atual, que volta com os vocais de Mingau bem próximos, por sinal, daqueles que o antigo baixista Maurício gravaou para a faixa de Nós Vamos Invadir Sua Praia. "Maximillian Sheldon", "Giselda" e "Ponto de Ônibus" (cantada pelo Bacalhau) vêm no mesmo pacote, para a felicidade dos heavy users do Ultraje. Tirada, como diz Roger, "de saca-rolha", o Acústico MTV ainda traz uma inédita sua, "Cada um Por Si". Simples, melódica e preciosa.

Serviço:
Show  Ultraje Acústico MTV
Data: 20 de maio
Local: Curitiba Máster Hall (Rua Itajubá, 143 – Portão), fone: 3248-1001
Horário: abertura da casa às 22h e início do show 23h30
Pontos de Venda: Os ingressos promocionais estão à venda pelo Disk Ingressos
(3315-0808), Armazém do CD, Lojas Sumatra e Michelli Board Shop, pelo valor de R$
20,00 para estudantes e com a doação de 1kg de alimento.
Informações: 3322-6116 ou 3315-0808.

Voltar ao topo