Coleção corujinha e os filósofos

O estudo da filosofia aplicado nas séries do primeiro grau vem rendendo discussões e grupos de estudos liderados por filósofos, pedagogos e educadores em geral. Em Curitiba, a Bolsa Nacional do Livro lança hoje uma coleção com textos auto-explicativos ilustrados intitulada Coleção corujinha e os filósofos. A autora da obra, Isabel Furini, participa de um bate-papo com o público nas Livrarias Curitiba (ParkShopping Barigüi ), a partir das 19h.

Dividida em seis livros, A coruja, O corvo e os filósofos gregos; Dudu, o elefante filósofo; As mulheres e a filosofia; O Dr. Pingüim e a mensagem de Santo Agostinho, e Os corvos podem ser filósofos?, a autora defende a introdução da filosofia no estudo das crianças a partir de dez anos de uma forma introdutória e numa linguagem acessível. Alguns educadores são contrários ao ensino da filosofia para crianças por elas terem contato com matemática, línguas, arte e outras matérias.

?Devido a facilidade de adquirir informação, acredito que as crianças de hoje despertam a inteligência antes do que as gerações anteriores, e despertar seu interesse para as questões da vida é um passo no desenvolvimento do raciocínio crítico?, afirma Furini. Para abordar o ensinamento filosófico e temas ligados ao meio ambiente, preconceitos e auto-estima, a autora utiliza personagens comunicativos e alegres.

Liderada por animais, em uma das histórias a coruja representante de uma escola escolhe um corvo para ser o professor de filosofia, mas ninguém o aceita por ser preto. ?Dessa forma as crianças se deparam com a reflexão e discussão dos valores?, finaliza.

Voltar ao topo