Cinema nacional começa o ano com sucessos

Mal começou o ano de 2009 e o cinema nacional já teve seus desejos de sucesso e prosperidade atendidos, com a bilheteria recorde alcançada no lançamento de Se eu fosse você 2 (foto), de Daniel Filho. A comédia protagonizada por Glória Pires e Tony Ramos, que estreou na primeira sexta-feira do ano, levou cerca de 570 mil espectadores às salas de cinema em seu primeiro fim de semana em cartaz.

O número desbancou a estreia de Carandiru, que até então ostentava a liderança no ranking de bilheteria das produções brasileiras desde 1995, com público em torno de 470 mil. Mas 2009 ainda promete mais sucessos nacionais nos cinemas.

No calendário, cerca de 40 longas-metragens já têm estreia prevista para o ano, entre eles o aguardado Divã, comédia com Lília Cabral, A mulher invisível, com o par romântico Luana Piovani e Selton Mello, e a sequência Surf adventures 2, além de Os normais 2, que ainda não tem data de estreia marcada.

Também há o novo filme de José Padilha depois de Tropa de elite, intitulado Garapa (que será exibido no Festival de Berlim deste ano), o documentário Alô alô Teresinha, de Nelson Hoineff, sobre Chacrinha, e Jean Charles, de Henrique Goldman, sobre o brasileiro que foi confundido com um terrorista e morto em Londres.