Brasileira contratada por companhia de balé alemão

A bailarina brasileira, Bárbara Melo, aluna do projeto Dançando para não dançar, patrocinado pela Petrobras, foi aprovada na audição realizada pela companhia de dança alemã, Cia. Volkstheater, da cidade de Rostock, na Alemanha, e será contratada como solista.

A jovem de 19 anos foi aluna da primeira turma do Dançando, que desde 1995 atua nos morros cariocas ensinando balé clássico a crianças e jovens carentes. Moradora do morro Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro, ela nunca tinha feito aulas de balé ou assistido a um espetáculo de dança até entrar para o projeto e passar a dividir seu tempo entre os estudos regulares e a vida de bailarina. "Quando pequenas, nós que entramos no projeto tínhamos sonho de ser primeira bailarina. Sonhar é bom e comigo também foi assim. Hoje sei que por muitas vezes esse caminho puxa para uma estrada tão longa e cansativa que muitas desistem. Para mim, já não falta muito, esse ano vou poder realizar um dos sonhos de muitas meninas que é se formar na Europa (Alemanha)".

Logo no princípio, a carreira de Bárbara deu sinais de que iria longe. Ainda em 1996, a menina foi aprovada na audição pública da Escola de Dança Maria Olenowa, do Teatro Municipal; em 1997, Bárbara foi selecionada para participar de um intercâmbio de 15 dias na Staatliche Ballettschule Berlin, na Alemanha; em 1999, ela foi convidada para fazer especialização na Staatliche Bal-lettschule Berlin, que irá concluir em agosto deste ano; e de lá, ela seguirá para a Cia Volkstheater. "A vitória de Bárbara é exemplo para todos os alunos do Dançando para não dançar; exemplo para a sociedade, e, principalmente, para os jovens que vivem em situação de risco nas comunidades. Ela é a prova de que é possível buscar outros caminhos fora das ruas, do tráfico, da criminalidade", afirma Thereza.

Dançando

O principal objetivo do Dançando para não dançar é a integração social de crianças e adolescentes que vivem em situação de risco nas favelas, utilizando o perfil lúdico do balé clássico como instrumento de inserção social.

Voltar ao topo