Bondinho da XV recebe show do grupo Viola Quebrada

Viola.jpgA apresentação do grupo Viola Quebrada acontece nesta sexta-feira ? cinco de maio -, às 19h, no Bondinho da XV, e é fruto de uma iniciativa da Editel Publicar. O tradicional bonde, antes destinado a atrações infantis, com teatro de bonecos e espaço para pintura, agora também terá apresentações culturais e quiosque para informações turísticas.

Mensalmente, o Bondinho terá uma atração cultural gratuita, que pode ser de dança, teatro, música ou exposição de artes, atraindo, inclusive, o público adulto. Para as três primeiras opções, a superfície do bonde vai receber infra-estrutura necessária para virar um verdadeiro palco. É o que vai acontecer no show do Viola Quebrada, nesta sexta-feira.

O espaço interno do local agora conta com guias para instrução sobre a cidade. Uma equipe especializada oferece informações para os turistas de todo o país e do exterior, funcionando de segunda a sábado, das 9h às 19h. Além disso, são mantidas atividades educacionais no Bondinho. Todo sábado de manhã, crianças praticam pintura com tinta, supervisionadas por monitores, das 10h às 12h. Aos sábados, às 11 h, também são apresentadas peças de Teatro de Bonecos dentro do Bondinho.

?O Bondinho é um ponto simbólico em Curitiba. Nos dá satisfação apostar na ampliação das suas funções, o que vai ser melhor para cidade, que tem mais uma opção de lazer e informação turística, e para os curitibanos, que vão poder usufruir mais do local?, afirma Andrés Gómez Zuluaga, diretor da Publicar do Brasil para a Região Sul.
 
O show

O Grupo Viola Quebrada foi criado em 1997 com o intuito de resgatar a música caipira sem cair no clichê atual da música sertaneja. Uma missão difícil, principalmente ao se analisar que o espaço para a música caipira no mercado fonográfico diminuiu sensivelmente nos últimos anos. Mas o grupo conseguiu e no show de 5 de maio, no Bondinho da Rua XV, apresentará ao público curitibano ? e às novas gerações ? uma verdadeira homenagem à música caipira brasileira.

Com uma formação de quatro pessoas – Oswaldo Rios e Margareth Makiolki, violões e voz; Rogério Gulin, viola caipira e Rubens Pires, acordeon;? há flexibilidade suficiente para apresentar os clássicos do repertório caipira, com arranjos recriados por eles mesmos. Quem pensa que o repertório se resume ao caipira de origem está enganado. O grupo traz para o seu universo a MPB, com músicas de grandes compositores como Tom Jobim, Chico Buarque, Dori Caymmi, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo e Luiz Gonzaga.

Em oito anos de estrada, o grupo ? cujo nome é emprestado de uma canção do poeta Mário de Andrade ? vem apresentando sua música em vários estados do Brasil. Já teve, em seus CDs, a participação da dupla Pena Branca e Xavantinho, do violeiro Roberto Correa e de Zeca Baleiro. Atualmente, o grupo está finalizando seu 4° CD, noites do Sertão, mantendo a proposta da sofisticada simplicidade da música caipira.

Serviço
Atração: Show Viola Quebrada
Local: Bondinho da Rua XV
Horário: 19h
Atração gratuita

Voltar ao topo