Bodas de Prata com as artes no Estado

Os 25 anos de existência da Associação dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP serão comemorados numa retrospectiva artística que será aberta amanhã, às 18h30, no Hall da Secretaria de Estado da Cultura.

A Mostra 25 anos APAP-PR, sob curadoria de Nilza Procopiak, reúne exposição de obras de arte, fotos e documentos. Os 11 artistas selecionados fizeram parte da primeira diretoria da associação que hoje conta com quase 800 integrantes.

São eles: José Humberto Boguszewski, Osmar Dircei Chromiec, Rosane Schlögel, Guilmar Maria Vieira da Silva, Eduardo Bittencourt Nascimento, Alfi Vivern, Estela Sandrini, Eliane Prolik, Sofia Dyminski, Victorina Sagboni e Maria Emília Passani Nascimento. A exposição tem entrada franca e permanece até o dia 18 de abril.

Nilza Procopiak explica que ao aceitar a curadoria da exposição encontrou um pequeno problema: como a associação possui cerca de 800 inscritos, como escolher as obras para a exposição no Hall da Secretaria? ?Nosso primeiro intento, da presidente Alani F. Mello, da diretoria e o meu, foi a dereunir obras de arte de todos os artistas que fizeram e fazem parte da entidade. Porém, diante do expressivo número de registrados, não haveria maneira de acomodar em nenhum lugar, uma parte significativa deste número.

E também, quais seriam os critérios para privilegiar uns poucos em detrimento da grande maioria dos outros? Assim, optamos por honrar a todos através da primeira diretoria eleita?.

A curadora lembra que nos últimos anos a APAP vem atuando decisivamente na defesa dos interesses das artes visuais, ocupando assento em fóruns de discussão das políticas culturais, tais como a formulação de leis e programas de incentivo a cultura. ?O pluralismo que se faz presente na sociedade pós-moderna também está refletida na produção de seus associados.

Do academicismo até a arte contemporânea?, finaliza.

Serviço

Mostra 25 anos APAP-PR. Abertura amanha, às 18h30, no Hall da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240). Exposição de obras de arte, fotos e documentos sobre a trajetória da APAP. Horário de visitação: de Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A exposição tem entrada franca e permanece até o dia 18 de abril.

Voltar ao topo