Bertolucci lançará nos EUA novo filme sem cortes

O cineasta italiano Bernardo Bertolucci quebrou um novo tabu nos Estados Unidos. Seu filme “The dreamers” será distribuído nos cinemas desse país em versão original e integral, que contém muitas imagens de conteúdo sexual.

A Foz Searchlight decidiu distribuir o filme a partir de fevereiro nos cinemas americanos em sua versão completa, apesar de a qualificação NC-17 (proibido para menores) ser sinônimo nos Estados Unidos de “morte na bilheteria”.

Esta é a primeira vez que a Fox Searchlight, uma divisão da Twentieth Century Fox, decide distribuir um filme com a qualificação NC-17.

Depois de seis anos, esta é também a primeira vez que uma grande companhia cinematográfica de Hollywood aceita correr o risco das conseqüências: um possível boicote dos exibidores (que podem chegar a rechaçar sua projeção) e dos meios de comunicação (com a negativa de incluir anúncios publicitários).

“O filme de Bertolucci aborda problemas muito importantes de uma maneira muito interessante e merece ser visto na forma original pelo público certo”, explicou Steve Gilula, presidente do departamento de distribuição da Fox Searchlight.

“Bertolucci é um artista que tem um currículo com muitas abordagens de temas audazes e provocadores, de uma forma que ultrapassa os limites existentes”, observou Gilula.

“The dreamers” narra a história de três adolescentes que na Paris de 1968 exploram sua sexualidade. O filme de Bertolucci contém imagens de genitais masculinos e de situações sexuais variadas.

“?The dreamers? é um filme provocador, que explora a sexualidade humana de modo explícito. Distribuindo o filme de Bertolucci em versão original, seguimos decisões análogas tomadas no passado nos Estados Unidos, como ocorreu com ?O último tango em Paris?. A qualificação NC-17 é justa para esse gênero. Absolutamente não indicado para menores. É um filme audaz e original para um público maduro e inteligente”, observou Peter Rice, presidente da Fox Searchlight.

O cineasta italiano afirmou, por sua vez, ter “recebido com alívio, por muitos motivos, a notícia de que o distribuidor americano decidiu exibir o filme em sua forma original”.

“Depois de tudo, um orgasmo é sempre melhor que uma bomba”, ironizou Bertolucci.

O último filme com qualificação NC-17 distribuído nos Estados Unidos por uma grande companhia americana, a MGM, foi “Bent”, em 1997, um filme que documentava o destino dos homossexuais durante o nazismo.

O filme de Bernardo Bertolucci terá sua estréia em 20 de janeiro em Park City (Utah), durante o Sundance Film Festival.

Voltar ao topo