Banda Fuja Lurdes comemora o sucesso

O que começou como uma brincadeira de amigos acabou se tornando um negócio sério. Essa é a história da banda curitibana Fuja Lurdes, formada em 2001 pelo vocalista Tato Levicz, pelos guitarristas Henrique Domakoski e Eduardo Fraletti, pelo baixista Rodrigo Ribeiro e pelo baterista Marcel Lima e Silva, que, desde o lançamento de seu primeiro álbum, No caminho, em 2008, vem chamando a atenção em todo o Brasil.

Influenciado por artistas nacionais como Paralamas do Sucesso, Titãs e Barão Vermelho e por bandas internacionais, como Oasis e Aerosmith, a Fuja Lurdes, cujo nome também surgiu por meio de uma brincadeira e que acabou pegando, vem despontando nas programações das rádios com seu rock/pop voltado para o público jovem.

O sucesso da banda, contudo, não veio da noite para o dia. De acordo com o baixista Rodrigo Ribeiro, eles precisaram suar a camisa antes de chegar nesse patamar.

“Tocamos bastante na noite de Curitiba. A situação começou a mudar quando o produtor Tomás Magno ouviu uma música nossa, a Te esquecer. Ele gostou do nosso trabalho e entrou em contato conosco. O Magno passou um mês em Curitiba e, posteriormente, nos mandamos para o Rio de Janeiro para a gravação desse material”, conta.

Durante as gravações, Ribeiro revela que encontrou artistas renomados, como Maria Rita e Maurício Barros, tecladista do Barão Vermelho. “Foi muito bom também poder acompanhar esse pessoal no estúdio. No caso do Maurício, o mais legal foi que ele gostou da nossa música e se dispôs a fazer uma participação, que resultou nas canções O que passou; Tão só e No caminho. Ficamos plenamente satisfeitos com esse material e já estamos preparando a segunda prensagem do cd”, revela.

Para ajudar a banda, o baixista diz que o auxílio de um amigo foi fundamental para que eles seguissem em frente. “O Alexandre Slaviero, que é ator da Globo, é muito próximo da gente. Quando surgiu essa oportunidade, comentamos essa história do Magno para que ele pudesse investigar se o cara era confiável. Ele deu o sinal verde para gente e nos ajudou a pagar o disco. O apoio dele foi extremamente importante e agora ele é nosso empresário”, revela.

Como parte do sucesso, o grupo está próximo de lançar um vídeo clipe interativo, rodado com as mesmas câmeras utilizadas pelo site Google Earth, que vai permitir ao público assistir ao material dos mais diversos ângulos.

“Seremos a primeira banda do mundo a utilizar essas câmeras para filmar um clipe. Ela tem como particularidade filmar em 360 graus. O espectador é quem vai decidir de que maneira ele assiste ao vídeo. Porém, como em televisão ainda não é possível essa interação, gravamos uma versão normal que já está sendo veiculada na MTV (rede de televisão voltada ao público jovem)”, comenta.

Paralelo a isso, o baixista comemora os frutos colhidos pelo trabalho. Segundo ele, a banda está com a agenda de shows bem cheia e tem sido constantemente procurada pela internet.

“Para o próximo mês, temos 15 shows marcados. Nossa página no myspace está com quase 500 mil acessos, a comunidade no orkut não para de crescer e um clipe nosso no youtube já obteve 50 mil visitas. Ficamos plenamente satisfeitos em ver que nosso trabalho vem obtendo resultado”, vibra. O próximo passo agora, avisa o quinteto, é se projetar para o eixo Rio-São Paulo e figurar entre as grandes bandas do Brasil.

Voltar ao topo