Bachiana Chamber reverencia Mozart

Hoje, a partir das 20h30, toda a atenção do meio erudito residente em Curitiba será voltada para o Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel). Em nova apresentação na cidade, a primeira em 2006, o maestro João Carlos Martins e a sua Bachiana Chamber Orchestra fazem um espetáculo com a participação do pianista paranaense Álvaro Siviero. Em dezembro de 2005 Martins e Siviero já haviam se apresentado juntos em um Concerto de Natal, no Canal da Música, ocasião em que a Bachiana tocou obras de Bach e Mozart. Com projetos e parcerias em andamento; além da grande afinidade musical já provada ao vivo, em 2006 a dupla ainda toca no Carnegie Hall, em Nova York, e no Coliseo, em Buenos Aires.

?No Canal da Música nós tocamos Serenata em Sol Maior K. 525, Concerto para piano e orquestra n.º 23 em Lá Maior K.488, e alguns trabalhos de Bach; nesta apresentação vamos nos fixar em Mozart?, adianta Siviero. O programa é uma homenagem aos 250 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1971) e o concerto é uma boa oportunidade para o público admirador do compositor austríaco apreciar suas obras. Apesar da importância que 2006 representa para a música erudita, até o presente, Curitiba não realizou uma manifestação artística que lembrasse Mozart.

Na primeira parte, a orquestra toca a famosa Sinfonia 40 em sol menor, K. 550. Em tonalidade menor, Mozart exprime angústia e beleza. Sobre essa obra, Schubert comentou certa vez que era possível ouvir o canto dos anjos. A execução leva cerca de 30 minutos, dos quais seguem um intervalo e o retorno com o Concerto 21 em Dó Maior, K. 467, muito conhecido do público e um prazer para qualquer pianista que a execute; hoje a honra será toda de Álvaro Siviero. A música foi tema do filme Elvira Madigan (1967).

?Será um belíssimo concerto, no último final de semana estive ensaiando com a Bachiana, no Masp (SP), e a identificação entre eu e Martins foi muito boa. A cadência do 1.º e 3.º movimentos e o casamento do final do piano com a retomada da orquestra está 100% sintonizado?, conta Siviero. Para ele, não há forma de se perder com o Mozart, pois o compositor mantém um ritmo inflexível e uma métrica firme.

Além desse concerto, Mozart deve ser o tema de três apresentações a ser realizadas no Teatro do HSBC, dias 11, 18 e 25 de abril. A primeira se trata de um recital de piano, dia 18 se apresentam quartetos de câmara e dia 25 a atração fica com o prestigiado pianista austríaco, Paul Gulda.

Wilhelm Kempff

Em junho, Álvaro Siviero viaja para Positano, na Itália, onde participa com um seleto grupo de pianistas escolhidos ao redor do mundo para participar do curso Master Class em Beethoven, na Casa Orfeu. Segundo ele, Kempff foi o principal intérprete de Be-ethoven e apesar de ser alemão, foi na Itália que se estabeleceu e faleceu, não sem antes fundar a Wilhelm Kempff, fundação musical reconhecida no mundo inteiro. ?Eles só trabalham com músicos consagrados e a boa notícia é que em maio o atual diretor da fundação, John O?Connor, vem a Curitiba com o Master Course para dar aulas a três pianistas brasileiros que estão sendo escolhidos?. As aulas devem ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de maio.

Nos dias 25, 26 e 27 serão apresentados três concertos com o repertório de Beethoven. O primeiro com uma pianista alemã, o segundo com Siviero, e o último será um grande espetáculo com John O?Connor e a Orquestra Sinfônica do Paraná.

Serviço:

Bachiana Chamber Orchestra, sob regência de João Carlos Martins e participação especial do pianista Álvaro Siviero, hoje, às 20h30, no Teatro Fernanda Montenegro. Promoção do Graciosa Country Club. O ingresso custa R$ 20 e pode ser adquirido na bilheteria do Teatro. 

Voltar ao topo