Augusto Menna Barreto Monclaro

O saudoso amigo dr. Vasco José Taborda Ribas costumava dizer que a História de Curitiba dava grande destaque aos chamados “homens bons”, ou seja, àqueles cidadãos úteis que, com elevado senso de ética e moral cristã, serviam a comunidade curitibana sem visar paga ou reconhecimento, e citava, como exemplos, o dr. José Loureiro Fernandes e o dr. Mário de Abreu.

Posso acreditar, sem medo de errar, que o querido e pranteado dr. Vasco Taborda foi também um desses homens bons, conforme sempre demonstrou nas entidades culturais que presidiu, onde procurava estimular e valorizar os jovens que a ele se chegavam.

Somente agora é que tive conhecimento do falecimento prematuro, ocorrido nos seus 48 anos, do dr. Augusto Menna Barreto Monclaro, que foi meu médico oftalmologista, a quem, infelizmente, não pude prestar as últimas e merecidas homenagens por ocasião do seu sepultamento.

Faço-o agora, por este meio, para exaltar as elevadas qualidades éticas profissionais, morais e cristãs do dr. Augusto, que vim a conhecer através de indicação da minha professora, dra. Helena Kolody, que ele também atendeu profissionalmente.

Além de excelente profissional, era um “gentleman” no atendimento de seus clientes.

O dr. Augusto Monclaro, que foi um rotariano cem por cento, contribuiu, aqui em Almirante Tamandaré, num programa de atendimento gratuito prestado às crianças carentes nas escolas, receitando-lhes óculos e prestando-lhes ajuda profissional, com aquele seu espírito de cidadão prestante que classifica-o como um desses homens bons de nossa história.

Obrigado, dr. Augusto, pelo carinho e dedicação com que nos atendeu; e que Deus o tenha na Sua Glória!

Harley Clóvis Stocchero

é poeta; pertence à Academia de Letras do Paraná; Centro de Letras do Paraná; Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, além de outras entidades.

Voltar ao topo