Assista à peça, leia o livro

Boa pedida para a garotada: ir ao teatro, ver uma adaptação inovadora do clássico A Bela e a Fera, e ainda sair com um livrinho de histórias (e de graça!). Estréia amanhã, às 16h, no Teatro José Maria Santos, o espetáculo infantil A Bela e a Fera – Poesia para Crianças. O texto é de Paula Giannini, com direção de Amauri Ernani. Os dois também integram o elenco, ao lado de Andreza Crocetti e Juscelino Antunes.

O texto de Paula Giannini é inédito, todo escrito em rimas poéticas, numa forma de valorizar a beleza recitativa. A peça se passa numa feira de poesia, em que o cantador, poeta e andarilho Cantaconto negocia objetos antigos, e a cantadora e poetisa Colhetempestade imprime livros e recita histórias fantásticas. Os dois são os narradores, que relatam a história da Bela, que aqui se chama Lunabela, e faz parte de uma geração de crianças que vivem num mundo em guerra, onde já não brilha a luz do sol e da lua. Já a Fera (Estratosfera) é um estranho habitante do país Tudo Avesso, único lugar do planeta onde ainda existe a paz, e sol, lua e bichos de todas as cores. Mas a aparência esquisita os faz viver isolados do resto do mundo. A partir daí, a história se desenvolve nos moldes do antigo conto chinês.

Projeto

A montagem faz parte do projeto Teatro e Literatura, da Palco Produções, que tem como objetivo proporcionar às crianças “o prazer de assistir a um bom espetáculo, aliado à leitura de textos representativos da dramaturgia infantil”, conforme define a companhia.

Dois títulos serão encenados/publicados, além de A Bela e a Fera: Chapeuzinho Vermelho, de Amauri Ernani, e Histórias de Clara e Ana, dele e de Paula Giannini. Com tiragem de mil exemplares cada, os livros trazem textos e sugestões (com explicações práticas) para a montagem dos espetáculos em três diferentes técnicas do teatro de animação: sombras, bonecos de luva e máscaras de papel maché.

Cada livro se refere a espetáculos já encenados pela Palco Produções em anos anteriores: A Bela e a Fera é uma versão montada em 2001, com texto totalmente diferente da encenação atual; Chapeuzinho Vermelho foi montado em 1996 com atores e no ano passado com bonecos, e Histórias de Clara e Ana diz respeito à peça apresentada em 1999, subdividida nas histórias A Lenda da Vitória Régia e A Guerra das Pedras. Além da distribuição para cada família nos dias de espetáculo, os livros serão doados às bibliotecas das escolas que participarem do projeto.

Voltar ao topo