Oasis

As brigas e o sucesso em 17 anos de banda

Uma banda formada por dois irmãos e rodeada de polêmicas. Esse é o Oasis, que se apresenta hoje, em Curitiba. Foram mais de 50 milhões de discos vendidos em todo o mundo ao longo dos 17 anos de carreira. Além disso, estiveram oito vezes em primeiro lugar nas paradas britânicas, ganharam cinco prêmios Brit Awards e quatro MTV Europe Music Awards.

Originária de Manchester, na Inglaterra, o Oasis nasceu da colisão entre os irmãos Liam e Noel Gallagher. No início dos anos 90, Liam cantava na banda The Rain, ao lado de Paul Arthurs (guitarra), Tony McCarroll (bateria) e Paul McGuigan (baixo). Depois de assistir a um show deles, Noel aceitou entrar no time, desde que fosse o líder da banda e principal compositor.

O nome então mudou para Oasis, fizeram sucesso no circuito de festivais do Reino Unido e, em 1994, lançaram o primeiro álbum: Definitely maybe, em que Noel deixava claro seu amor pelo rock britânico, em especial os pelos Beatles.
Logo após o início da carreira, o Oasis já era considerado o maior fenômeno do Britpop, reconhecido como uma alternativa britânica ao grunge americano, liderado por Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains.

Na época, os britânicos tinham como rivais o grupo Blur, de Damon Albarn, com quem os irmãos Gallagher trocaram farpas via imprensa durante um bom tempo. O auge da briga aconteceu na época do segundo álbum, (What’s the story) Morning glory, que vendeu 20 milhões de cópias apenas no ano do lançamento, em 1995. Enquanto Wonderwall tocava no mundo todo, os irmãos intensificavam as brigas entre si, o que gerou boatos de uma separação ainda em 1996.

Em 1998, durante a turnê do terceiro disco (Be here now), apresentaram-se no Brasil pela primeira vez. Quando voltaram, em 2001, para o Rock in Rio 3, Arthurs e McGuigan já não estavam mais na banda. O então guitarrista Paul Arthurs deu lugar a Gem Archer e, na mesma época, o baixista Paul McGuigan saiu e deu lugar a Andy Bell. Para Andy, estar no Oasis é como estar constantemente realizando um sonho. “Eu sempre fui um grande fã do Oasis desde jovem. Estar no palco com os irmãos Gallagher é como a realização de um sonho. As vezes paro e penso como consegui chegar aqui, acho que ainda estou vivendo um sonho”, brinca.

A turnê pela internet

A banda Cachorro Grande, que está abrindo os shows da turnê do Oasis no Brasil, arranjou um jeito de fazer com que seus fãs que não vão conseguir assistir aos shows, saberem tudo o que está acontecendo na estrada e nos bastidores.

Atendendo a pedidos, os gaúchos prepararam uma surpresa: o site oficial da banda (www.cachorrogrande.com.br) se transformou em plataforma interativa da turnê, com novos arquivos, vídeos, registros e depoimentos disponíveis a todo instante. Utilizando ferramentas como Youtube, Flickr e Twitter, a equipe responsável captura momentos marcantes e envia em primeira mão para os internautas. As imagens desses dias de estrada e shows ao lado dos britânicos também vão ser parte de um documentário, ainda sem título e data de lançamento.

Voltar ao topo