Arte contemporânea é atração deste mês no MAC

É trazendo à tona suas idéias, sentimentos e expressões cotidianas que o artista plástico curitibano, Antonio Temporão, dá vida às telas e tintas ? antes dormentes e sem muito significado ? transformando-as em obras de arte com energia. Como explicam alguns de seus críticos, este trabalho propõe ?uma conexão com a realidade? e é justamente com este interesse que Temporão apresenta a série ?Sem Limites…?, no Museu de Arte de Cascavel (MAC). A exposição será aberta nesta segunda-feira (07), às 20 horas, e fica em exposição até o dia 30 de maio, com visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às 19 horas. A realização é da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura.

Segundo o artista, não há uma forma pronta para se traduzir o mundo em forma de arte. ?O movimento contemporâneo permite que se possa trazer o conteúdo emocional e a percepção do universo de uma maneira muito liberta, pura. O que me fez continuar neste caminho foi o desejo e o desafio de deixar registrado, com cores bem fortes, as grandes transformações que estão ocorrendo em nosso tempo?, confirma ele, que é apaixonado pelo estudo de arte e gosta de observar a vida.

Temporão mostra a atualidade da sua melhor maneira. Com um misto de 40 obras ? entre telas e fotografias de diversos tamanhos ? desenvolvidas em 2006, o artesão procura colocar em foco alguns tópicos do pensamento contemporâneo. ?Acima de tudo, as obras transmitem emoções?, diz. ?Na pintura utilizo técnica mista sobre tela, da maneira dripping (gotejamento), enquanto nas fotografias trato de temas contemporâneos usando, preferencialmente, a técnica do preto e branco?, acrescenta. Há cerca de dois anos que vem desenvolvendo obras com estas técnicas.

Temporão tem como referência o artista curitibano Edilson Viriato e utiliza seus ensinamentos para enriquecer ainda mais sua cultura artística. ?Participo há vários anos do atelier de Viriato, pois considero um local onde só se respira arte contemporânea. Apesar de eu ser autodidata, me inspiro muito nele?.

Conhecimento

A temática ?Sem Limites…? surgiu graças a um estudo baseado na obra ?O homem sem gravidade?, de Charles Melman, autor dirigente da Escola Freudiana de Paris. Segundo Temporão, este livro reflete sobre o comportamento humano na nossa Era. ?É um estudo psicológico que faz a avaliação do novo homem, que põe o prazer à frente do saber e prioriza a estética. O interesse em desenvolver um trabalho com base nesta reflexão surgiu em 2005, ano que tive contatos com este livro?, explica.

Suas experiências como artista, diz ele, têm sido as melhores possíveis. ?Em um mundo pré-programado, num ambiente massificado, numa sociedade que sufoca, a arte consiste num exercício fantástico de liberdade e de criar mundos nossos extremamente gratificantes e deixar como doação para o nosso tempo algo bem individual. É trazer e deixar um pouco da alma em sua forma visível?.

Com esta exposição pretende-se apresentar um tema novo e uma técnica mais ousada. Temporão ainda revela que tem projetos futuros: desenvolver novas linguagens para expressar seu tempo. É justamente isto que o impulsiona.

Serviço:
Exposição ?Sem Limite…?, de Antonio Temporão
MAC
De 07 a 30 de maio
Abertura às 20 horas, com a presença do artista.
Visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às 19 horas.
Informações pelo telefone (45) 3321-2121, no MAC.

Voltar ao topo