Aprenda a construir e a tocar a viola de cocho

Em sua quinta edição, o concurso Natura Musical contemplou seis projetos que englobam a gravação de CD, turnê de shows, festival e a produção de livro sobre música.

Dentre os selecionados, está o projeto de Wilson Rodrigues. O Manual de construção de viola de cocho foi o único projeto paranaense a estar entre os selecionados. Ao todo, 600 projetos participaram da edição.

De acordo com o autor, a idéia de desenvolver o manual partiu da paixão por construir instrumentos musicais. “Sou um luthier amador e amante da arte da construção de instrumentos. Tive a idéia de fazer o manual quando vi, pela primeira vez, a viola de cocho. O instrumento me chamou a atenção pela beleza, singularidade de suas formas e a engenhosidade de sua construção”, relata o construtor.

Rodrigues conta que a interação com outros artesãos foi essencial para o sucesso do projeto. “O grande prazer de se trabalhar com projetos culturais é que sempre conhecemos pessoas novas, por isso, para concluir o projeto conversei muito com os luthiers de Cuiabá para me inteirar do processo da construção do instrumento”, conta.

São poucos no Estado que conhecem e sabem manipular o instrumento que pode ter cinco ou seis cordas. “A viola de cocho é o instrumento primordial das manifestações culturais de Mato Grosso, tais como o Caruru, o Siriri, a dança de São Gonçalo e o Boi-à-serra. Trata-se de um instrumento cuja origem está há cerca de 2 mil anos”, conta o luthier.

Sobre a divulgação do instrumento por conta do projeto, Rodrigues afirma que está confiante da amplitude que o manual trará para a viola. “Toda a ação de se registrar a cultura é, além de essencial, imprescindível. Além disso, a distribuição para bibliotecas públicas vai tornar o manual acessível a todos os segmentos de público, tanto músicos quanto entusiastas pelo instrumento”, estima. Para o próximo ano, Rodrigues está planejando uma noite de autógrafos envolvendo violeiros, luthiers e a comunidade.

Vencedores

A turnê nacional da cantora Céu, o disco de AfroSambaJazz, o I festival da Sanfona, o Floripa Instrumental e o projeto Circuito Nazareth foram os outros projetos escolhidos pela comissão técnica formada pelos jornalistas Ricardo Cruz, Edgar Picolli e Patrícia Palumbo.

Os projetos selecionados foram submetidos a uma analise do comitê estratégico da Natura que fez a escolha final dos beneficiados. De 2005 até hoje, o Natura Musical já selecionou 110 projetos.

Voltar ao topo