Aos amantes da ficção científica

Cidades perdidas, seres de outros planetas, batalhas monumentais, clonagem e galáxias distantes. Tudo isso integra o consciente coletivo de quem se interessa por ficção científica e faz parte das histórias presentes no livro Solarium, da editora Multifoco, que será lançado hoje à noite, na Gibiteca de Curitiba.

A obra é uma antologia de ficção científica organizada pelo contista e poeta carioca Frodo Oliveira. Em 177 páginas, reúne 26 trabalhos de vários escritores iniciantes no gênero.

“O interesse por ficção científica tem crescido bastante no últimos anos. O tema atrai crianças e adolescentes, mas é lido principalmente por adultos entre 30 e 50 anos de idade”, conta a escritora Larissa Redeker, que tem um de seus contos publicados no livro e é uma das organizadoras do lançamento. “A ficção científica geralmente apresenta um olhar diferente sobre a humanidade. Mostra coisas que podem se tornar realidade no futuro.”

Segundo Larissa, se comparado aos Estados Unidos, o Brasil ainda tem poucos escritores de ficção científica. Porém, o número de pessoas que escrevem sobre os temas ligados ao gênero também tem crescido no País.

“O número de escritores tem aumentado nos últimos tempos. Eu, por exemplo, me interesso por ficção científica desde criança, quando assistia Guerra nas estrelas na sessão da tarde e emprestava livros do gênero na biblioteca da escola. Estou com 34 anos e comecei a escrever há sete.”

O texto de Larissa presente em Solarium conta a história de um grupo de alienígenas que se zangam com a base espacial americana Águia 51 e mandam um asteróide para destruí-la.

Também fazem parte do livro os autores: André Garzia, Chico Anes, Danny Marks, Emanoel Ferreira, Frodo Oliveira, Gabriel Zigue, Hugo Vera, Humberto Amaral, José Geraldo Gouvêa, Lino França Jr., Luiz R. R. Farias Jr., Magalhães Neto, Marcelo Andrades, Márcio Aragão, Marcus Vinícius Da Silva, Nuno Lago, Pablo Casado, Ricardo Delfin, Ronaldo Luiz Souza, Sabine Mendes e Victor Stéfano.

Serviço

Lançamento do livro Solarium. Hoje, das 19h às 21h, na Gibiteca de Curitiba (Centro Cultural Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro). Entrada franca.

Voltar ao topo