Ao exercício do ensino

A Editora Cortez é responsável por uma série de lançamentos dedicados ao professor. Entre eles destaca-se a Biblioteca Freiriana. O quarto volume, assinado por Carlos Alberto Torres, Maria del Pilar O’Cadiz e Pia Lindquist Wong, ganha agora tradução e aborda analiticamente como se deu em São Paulo a ação política de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação (1989-1991), tomando como ponto fulcral de exame a tentativa de construção de um currículo interdisciplinar assentado no princípio freiriano do tema gerador.

O volume 5, Educando à Direita – Mercado, Padrões, Deus e Desigualdade, de Michael W. Apple, critica os projetos políticos pedagógicos neoliberal e neoconservador. É um livro de leitura obrigatória para todos quantos queiram compreender, em profundidade, as implica-ções das pedagogias com pretensões hegemônicas e que queiram, simultaneamente, construir os instrumentos e as estratégias da resistência e da contra-hegemonia.

* A Escola para Todos e a Excelência Acadêmica, de Antópio M. Magalhães e Stephen R. Stoer, numa co-edição Cortez Editora e Instituto Paulo Freire, propõe participação democrática, uma política educacional fruto de construção dos educadores com os pais, os jovens, os dirigentes políticos e a mais variada representação da sociedade.

* Educação Profissional no Brasil, de Sílvia Maria Manfredi, faz um histórico abrangente e apresenta uma profunda radiografia do assunto. E também analisa os principais projetos, experiências e agências formativas de educação profissional existentes nos diferentes espaços da sociedade civil, destacando as iniciativas do Estado, dos empresários e das organizações populares e sindicais.

* Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos, de Demétrio Delizoicov, José André Angotti e Marta Maria Pernambuco, destina-se aos docentes que atuam nos cursos de formação de Ciências da Natureza – Física, Química, Biologia e afins – e aos que lecionam a disciplina de Ciências na educação fundamental. Contempla aspectos que auxiliam no desenvolvimento de um ensino de Ciências que contribua para a formação cultural dos estudantes, de tal modo que a estrutura do conhecimento científico – básico e aplicado – assim como seu potencial explicativo e transformador possam ser apropriados e compreendidos.

* Pedagogia e Pedagogos: Caminhos e Perspectivas, de vários autores sob organização de Selma Garrido Pimenta, situa a arte de ensinar no campo científico e profissional, examina a experiência dos cursos de complementação pedagógica, discute a formação do pedagogo e oferece contribuições para o avanço das reflexões.

* Serviço Social e a Organização da Cultura: Perfis Pedagógicos da Prática Profissional, de Marina Maciel Abreu. Inspirada na obra de Antonio Gramsci, pensador e militante italiano, a autora, partindo da concepção de que “toda relação de hegemonia é necessariamente pedagógica”, direciona sua análise para a função pedagógica do assistente social na sociedade brasileira, em “seus vínculos com as estratégias de assistência social e com os processos organizativos e lutas sociais das classes subalternas”.

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