A trama da moda

Com a chegada do verão, não seria difícil imaginar que a novela do momento, no caso Belíssima, impusesse à lista de novidades da estação alguns de seus modismos. Ainda mais se tratando de uma trama que tem entre seus temas centrais a própria moda. Para dar seqüência a uma tradição que inclui itens como as sandálias de salto alto e meias de lurex de Dancin’ Days e as jóias de inspiração árabe de O Clone, a nova novela das oito caprichou em cabelos e figurinos que vão do casual ao urbano contemporâneo e que despertam o interesse de homens, mulheres, jovens e senhoras de idade mais avançada.

Desde os cortes de cabelo de algumas de suas personagens, Belíssima tem sido influência para mulheres de todas as idades. A matriarca Bia Falcão, de Fernanda Montenegro, por exemplo, com um corte mais clássico e um tom marrom escuro, é sugestão para as senhoras que buscam um "quê" de sofisticação. Já as mulheres de meia-idade mais liberais podem copiar as louras madeixas de Ornella, personagem de Vera Holtz. Cláudia Raia, por sua vez, na pele da dona-de-casa não muito ortodoxa Safira, empresta à personagem um corte de cabelo "retrô", curto e repicado, mas elegante, como convém a uma mãe de família. O público feminino mais jovem, por sua vez, já elegeu o corte curto e irregular de Vitória, de Cláudia Abreu, como o favorito do verão.

A personagem de Cláudia Abreu, aliás, tem sido referência também por seu figurino. Os vestidos e saias leves e de estilo mediterrâneo foram peças obrigatórias em quase todas as vitrines das lojas de moda feminina nos lotados shoppings de dezembro. Os tons mais claros e o uso de detalhes artesanais nos modelos conferem à personagem, ao mesmo tempo, sofisticação e simplicidade. Por outro lado, as adeptas de um estilo mais popular podem se esbaldar com as roupas justíssimas de Safira, que vão desde vestidos de lycra a saias coladas e blusas com generosos decotes. Já a Katina, de Irene Ravache, não economiza nas estampas dos vestidos sempre bem marcados na cintura, que emagrecem e conferem uma boa dose de jovialidade a sexagenárias menos conservadoras.

A turma mais jovem também tem em Belíssima opções para todos os gostos. A casa de Katina e Murat é, sozinha, um festival de estilos. Adolescentes mais descoladas podem se inspirar nos cabelos vermelhos e nos piercings de Soraya, de Enrica Duncan. As meninas mais tímidas ou discretas certamente se identificam com os jeans e camisetas básicos de Maria João, de Bianca Comparato. Já o estilo casual e contemporâneo é o toque marcante da patricinha Giovana, de Paola Oliveira.

No lar dos Güney, também os homens mais jovens da família seguem a linha casual, com as camisetas moderninhas de Mateus, de Cauã Reymond, ou no jeito falsamente despojado de Narciso, de Vladimir Brichta.

Fora da tumultuada residência da Vila Paulista, o visual masculino que impera é o mesmo estilo mediterrâneo de Vitória, importado da Grécia pelos personagens Nikos, de Tony Ramos, e Pedro, de Henri Castelli, que abusam de camisas mais largas e decotadas, em modelos mais confortáveis. Seguindo uma linha completamente diferente, uma opção para os homens mais maduros é o estilo urbano e contemporâneo do figurino de Alberto, de Alexandre Borges, com seus blazers sofisticados e casuais, ou estilosos casacos de couro.

Em meio a boas opções de roupas, cabelos e assessórios para as mais variadas preferências, o figurino de Belíssima também tem seus momentos em que desafina. É o caso, por exemplo, do excesso de informações do visual de Rebeca, de Carolina Ferraz, que mistura boinas, botas, saias e modelitos em combinações pouco verossímeis. Ironicamente, a personagem é uma ex-modelo e atual dona de uma agência de modelos. Além dela, também o figurino sem graça de Júlia, de Glória Pires, e os tons pastéis e ternos de gosto duvidoso de André, de Marcello Antony, contribuem para a insossa química do casal.

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