A semana da poesia paranaense

O poeta chileno Pablo Neruda já garantia, na década de 60, que a poesia seria eterna. E é com o objetivo de reavivar a presença dessa expressão artística com toda a sua verdade e beleza, que alguns poetas resolveram realizar este ano a Primeira Semana da Poesia Paranaense. O evento vai acontecer nesta terça e quarta-feira, no Espaço Cultural Alberto Massuda, em Curitiba. No dia 25, quinta-feira, um coquetel encerrará a programação com sessões de autógrafos dos poetas.

A Primeira Semana da Poesia Paranaense tenta resgatar este tipo de manifestação cultural, que muitas vezes é estereotipado e desvalorizado nos dias de hoje. Um dos coordenadores do evento, o poeta Manoel de Andrade, diz que o mundo vive um momento de esquecimento da beleza e da importância que a poesia tem na literatura.

“A poesia é o patinho feio da literatura, muitas vezes ela chega a ser tratada com brutalidade. Vivemos uma época em que a oralidade não tem mais importância, em que a poesia perdeu a cidadania literária. Hoje nós somos apenas tolerados”, comentou. Andrade também chama a atenção para o fato de que a poesia perdeu suas raízes. “Não existe mais lirismo na poesia.

Claro que não precisamos escrever apenas sonetos, mas é preciso haver lirismo e deixar de lado apenas as palavras difíceis. As mais belas expressões são a poesia e a música”, afirma.

Depois de 1965, quando Curitiba viveu a sua primeira Semana de Poesia, não houve outro evento parecido na cidade. Naquele ano, o palco foi o Teatro Guaíra, onde os telespectadores aplaudiram os poetas por pelo menos três minutos. Na época, 14 escritores renomados participaram do evento, como por exemplo Helena Kolody, Vasco José Taborda e Paulo Leminski.

No evento da próxima semana, apenas três dos poetas que estiveram presentes em 1965, vão participar: Leopoldo Scherner, Manoel de Andrade e Hélio Puglielli. Mas além deles, também devem declamar os poetas João Bosco Vidal, Marilda Confortin, Adélia Maria Woellner, Walmor Marcelino, Bárbara Lia, Jairo Pereira, Roza de Oliveira, João Batista Lago, Solivam Brugnara, Maria da Graça Stinglin, Nei Garcez, José Carlos Correia Leite, Philomena Gebran, Daniel Faria, Sérgio Pitaki e Lucrécia Welter. No dia 25, vão autografar livros os poetas Jairo Pereira, Roza de Oliveira, Bárbara Lia, Solivan Brugnara, Lucrécia Welter, Adélia Maria e Sérgio Pitaki.

Serviço

Primeira Semana da Poesia Paranaense. Dias 23, 24 e 25 de setembro, no Espaço Cultural Alberto Massuda. O endereço é rua Trajano Reis, 443, em Curitiba. O telefone é 41-3076-7202. A entrada é franca.