A arte brasileira em 25 quadros

Original e polêmico pelo ineditismo de sua abordagem, o livro A arte brasileira em 25 quadros foge do mero estudo biográfico das obras de arte para privilegiar o contexto em que as obras são produzidas, expostas, criticadas, compradas e colecionadas.

Com este livro, Rafael Cardoso pretende estimular a compreensão da arte como fenômeno social e cultural, e não apenas como produto de uma personalidade ou temperamento. Iniciando sua trajetória no final do período colonial, o livro conduz o leitor por todo o século XIX – da ascensão e a consolidação da Academia Imperial de Belas Artes e de sua sucedânea, a Escola Nacional de Belas Artes -até o momento de ruptura e transformação associado à primeira fase da arte moderna no Brasil. É com relação ao modernismo, aliás, que o autor lança seus maiores desafios às verdades recebidas, desmistificando boa parte do ideário que contrapõe a Semana de Arte Moderna ao chamado ?academismo? que a antecedeu. O livro promove uma revisão capaz de revolucionar a compreensão da arte dessa época. A arte brasileira em 25 quadros (Editora Record) e chega às livrarias no dia 07 de março.

O exercício de organizar uma antologia impõe escolhas difíceis, e por isso pode-se afirmar que o livro já nasce polêmico. Muitas pessoas irão questionar o critério de seleção adotado: afinal, como reduzir a apenas 25 quadros mais de um século de história artística? Sendo assim, que o leitor esteja avisado: a principal intenção desta obra é fazer com que as pessoas gostem mais de arte – em especial da arte brasileira. O formato escolhido busca privilegiar as conexões entre artistas, espectadores e instituições: o contexto em que obras são produzidas, expostas, criticadas, compradas e colecionadas. A meta é estimular a compreensão da arte como fenômeno social e cultural, e não apenas como produto de uma personalidade ou temperamento.

Com habilidade e elegância, Rafael Cardoso delineia um panorama de quase um século e meio de criação plástica no Brasil, compilando um leque vasto de informações e explicando conceitos complexos em linguagem acessível ao leitor médio. Isso, sem negar a sutileza do assunto, pois o livro traz novidades até para o especialista. Não é para menos. O autor é doutor em História da Arte pelo Courtauld Institute of Art, de Londres, uma das instituições, nessa área, de mais prestígio no mundo, além de ser escritor de ficção e professor de renome nacional.

Os 25 quadros selecionados foram produzidos entre 1790 e 1930. O período representa uma época de transformações estruturais na história do Brasil: o país passou de colônia a nação, de Império a República, além de sofrer as mudanças econômicas e sociais que a abolição da escravatura incluiu. Considerando isso, traça-se no livro um panorama da arte brasileira desde pouco antes da chegada da Corte portuguesa até o momento da ruptura com os valores herdados da Europa.

A idéia é que a leitura de A arte brasileira em 25 quadros contribua para a apreensão não sectária e reativa do passado artístico brasileiro, aprofundando a visão do longo prazo e evidenciando estruturas que se mantêm constantes no tempo alheio à mania de ruptura que nos aflige. Uma verdadeira aula de História da Arte.

Rafael Cardoso é escritor, historiador da arte e PhD pelo Courtauld Institute of Art da Universidade de Londres. 

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