Waldemar Niclevicz fala sobre nova escalada do Everest

O alpinista paranaense Waldemar Niclevicz concede nesta terça-feira, dia 6 de agosto, às 9h30 no hotel Paulista Plaza (Alameda Santos, 85 – Paraíso), em São Paulo, uma entrevista para falar de seu próximo desafio. Niclevicz e sua equipe viajam no dia 8 para o Nepal e iniciam no dia 20 uma nova escalada do Everest, a maior montanha do planeta (com 8.848 metros de altitude).

A aventura, que faz parte do projeto “O Brasil no Topo do Mundo” e deve durar até o mês de outubro, tem o objetivo principal de divulgar a importância do Ano Internacional das Montanhas no Brasil. Niclevicz e Mozart Catão, falecido numa avalanche em 98 no Aconcágua, foram os primeiros alpinistas brasileiros a chegarem ao topo do Everest, no ano de 1995, só que pelo lado do Tibet. Desde então nenhum outro brasileiro conseguiu repetir a façanha.

Depois da escalada do Everest, desta vez sem utilizar oxigênio artificial, Niclevicz ainda tentará subir a Lhotse (8.501m), a quarta maior montanha do mundo, considerada a “irmã menor” do Everest, retomando seu projeto de escalar todas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude. Este fato só foi completado até hoje por apenas 10 alpinistas em todo o mundo. Niclevicz já escalou 5 montanhas com mais de 8 mil metros. Na ocasião, o alpinista vai mostrar provas, rebatendo todas as acusações publicadas pela revista Época do dia 22 de julho.

Voltar ao topo