Vôlei feminino garante vaga em Atenas/2004

Osaka, Japão – Em uma brilhante partida da ponta Virna, a seleção brasileira de vôlei conquistou vaga nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004. Na madrugada de ontem, o time do técnico José Roberto Guimarães bateu os Estados Unidos na Copa do Mundo do Japão, em Osaka, por 3 sets a 0, com 25/15, 25/23 e 25/20, e ficou com a segunda posição da competição – que classificou os três primeiros para a competição grega.

Com um grupo unido, as brasileiras mostraram que vão brigar por medalha em Atenas. Nas últimas duas edições, Atlanta/96 e Sydney/2000, ficaram com a medalha de bronze.

Zé Roberto comemorou a evolução do grupo na competição “Tivemos uma atuação brilhante em todos os fundamentos. Quando saímos do Brasil, assumimos o compromisso de que o nosso objetivo maior era a conquista da vaga. Atingimos a nossa meta. Tivemos, sem dúvida, a nossa melhor atuação na Copa do Mundo”, analisou o treinador.

Com 15 pontos, Virna levou o troféu de melhor em quadra. Emocionada com a conquista da vaga olímpica, ressaltou a união do grupo. “Em momento algum perdemos a concentração. Sabíamos que precisávamos destruir as adversárias e, com muita garra, conquistamos a vaga. Já estamos em Atenas, mas esse é apenas o primeiro passo. Esse grupo é muito unido, guerreiro, e seguiu à risca as orientações do Zé Roberto. Graças a Deus deu tudo certo”, disse a jogadora.

Depois de tentar o ouro nas quadras de Atenas/2004, Virna quer brigar por uma medalha em Pequim/2008. “Primeiro vou tentar lutar por uma medalha de ouro nos Jogos de Atenas. Depois, meu objetivo é ir para a praia e, quem sabe, brigar por outra medalha olímpica em 2008”, contou.

Outra atacante muito querida pelo público japonês é Érika. “Nosso grupo é muito bom e contou com a experiência da Fernanda e da Virna nos momentos mais difíceis. Além disso, tivemos o trabalho fantástico do Zé e de toda a comissão. Estamos de volta entre os três primeiros países do mundo, numa grande competição como essa”, declarou a jogadora.

Fernanda, que só voltou a atuar pela seleção este ano, desabafou: “O mais importante em tudo isso é que demos a volta por cima.” O Brasil encerrou a participação na madrugada de hoje, contra a Itália.

Outros resultados de ontem: China 3×0 Itália; Japão 3×2 Cuba; Polônia 3×0 Coréia; Turquia 3×0 Argentina; República Dominicana 3×0 Egito.

Voltar ao topo