Força pro guerreiro

Volante Túlio Souza se fixa em Curitiba para jogar pelo Tricolor

O Paraná Clube tem no seu elenco o volante Túlio Souza, de 31 anos. O jogador é um velho conhecido no futebol paranaense por ter jogado no Coritiba, em 2007, e inclusive foi campeão do Campeonato Brasileiro da Série B na oportunidade.

Dentro de campo, o atleta é considerado um exemplo de determinação, empenho e colaboração nos noventa minutos. E por esta luta, o apelido de guerreiro é perfeito pela sua característica de jogo e o Tricolor terá a partir do recomeço da competição, no dia 15 de julho, um jogador disposto a ajudar o clube ao tão sonhado acesso à primeira divisão.

No entanto, Túlio Souza tem a quem espelhar. Luca e Loara são filhos gêmeos do jogador e com o crescimento das crianças, o pai, que nem sempre pode estar diariamente em casa devido aos jogos, viagens e concentrações, teve bons motivos para voltar a morar em Curitiba. A capital paranaense tem seus atrativos, mas para a família Souza tem outro significado – qualidade de vida e muito conhecimento.

Luca tem três anos e tem a suspeita de ser autista. Há setenta dias iniciou tratamento em uma clínica para melhorar seu desenvolvimento para ter no futuro uma vida normal. O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global de desenvolvimento. O tratamento do autismo depende da gravidade do paciente, mas quando criança baseia-se em priorizar a fala, da interação social/linguagem e suporte familiar.

“O tratamento ganha força a cada dia e fizemos a melhor escolha possível porque unimos o meu trabalho e a medicação do Luca. Estou tendo estes contatos e prazer de acompanhá-lo e ver o quanto ele está evoluindo em casa e isto é especial. A minha esposa Ester tem levado ele no tratamento devido aos treinamentos em dois períodos do Paraná e as respostas estão cada vez mais positivas”, disse Túlio ao Paraná Online.

Este grande exemplo dentro da rotina do jogador acaba motivando o grupo inteiro do Paraná. Situações como esta fortalecem a amizade entre os companheiros em uma eventual necessidade, seja dentro ou fora de campo. “Tiramos desta história uma boa lição que vai junto comigo para o campo de jogo e agora dedico e luto pelos melhores resultados pelo meu filho. Ele é o responsável por tudo”, concluiu o paizão Túlio Souza.

Agenda

O elenco volta a realizar treinamento hoje diante do sub-20 do Paraná, na Vila Olímpica do Boqueirão. A atividade faz parte das observações do técnico Claudinei Oliveira quanto ao grupo que voltará a disputar a Série B.

A volta do time às competições está programada pela CBF para o dia 15 deste mês, às 19h30, contra o América-MG, no Independência, em Belo Horizonte. O Paraná está na 17ª colocação, abrindo a zona do rebaixamento, com apenas duas vitórias em dez rodadas disputadas.