Veleiros tiveram noite agitada

Os veleiros que disputam a Volvo Ocean Race tiveram uma noite agitada, especialmente o Movistar (Bouwe Bekking / ESP), que ultrapassou o Piratas do Caribe (Paul Cayard / EUA) e agora ocupa a terceira colocação. O time liderado por Paul Cayard está desapontado com a quarta posição e com os problemas no barco – durante a noite eles encontraram rachaduras na área de sustentação da quilha.

A água estava entrando no barco pelas rachaduras, mas segundo os tripulantes a situação já foi controlada. Os Piratas reduziram a área das velas e a velocidade para avaliar os danos. Algumas fotos e vídeos foram enviados para a Farr Yacht Design (que projetou o barco) e foi constatado que os danos são superficiais e que poderiam voltar a navegar com velocidade.

O time está utilizando 80% do potencial do barco no momento e todas as precauções necessárias foram tomadas. Eles estão monitorando as rachaduras e deixando a tripulação descansar um pouco depois da noite interminável.

O capitão do Movistar, Bouwe Bekking, está muito feliz com o terceiro lugar, mas também passou por momentos dramáticos, de noite, no convés. ?Velejar com todo esse vento se tornou uma rotina agora, mas isso nos deixa apreensivos o tempo todo, com medo de que alguma coisa se quebre. Na última noite um barulho estranho veio da nossa manivela principal, que comanda a vela balão. A caixa de fibra carbono quebrou e a manivela cedeu completamente. Imagine que ela pode levantar quatro carros Volvo. A bordo temos três idênticas e antes que o próximo vento forte causasse um estrago, trocamos a peça quebrada pela da vela mestra, que passou a ser operada por uma manivela menor.?

A equipe do líder ABN Amro One está atenta à redução diária da vantagem em relação à flotilha, mas seu comandante ainda se mostrou eufórico em entrevista via rádio. ?Tem sido fantástico ver o quanto os veleiros Volvo estão navegando com rapidez por aqui. Os dias são muito frios e emocionantes.?

Os tripulantes do Brasil 1 (Torben Grael / BRA) também se mostraram muito animados com os mares do sul, ainda mais que agora existe a possibilidade de ultrapassar os australianos do ING Real Estate Brunel (Grant Wharington / AUS), que ocupam a quinta colocação, mas estão sem a vela principal.

Voltar ao topo